Coimbra

Figueira da Foz distribui tablets e internet a alunos do concelho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 05-05-2020

A Câmara Municipal da Figueira da Foz já se encontra a distribuir computadores, tablets e pacotes de internet  a alunos do concelho que não têm acesso a estes meios.

PUBLICIDADE

Esta distribuição resulta de um levantamento das necessidades efetuado pelos agrupamentos de escolas e escola não agrupada do concelho, com incidência dos alunos com ação social escolar – Escalão A e B e outras situações devidamente atestadas pelas unidades de gestão, como não dispondo destes recursos imprescindíveis à nova modalidade de ensino.

PUBLICIDADE

A medida tem como base o empréstimo e abrangerá cerca de 206 alunos que frequentam o 1º, 2.º e 3.º CEB e o ensino secundário, que não têm computador em casa e 280 que não dispõem de acesso à internet.

O pacote da internet será disponibilizado por três meses, associado ao serviço contratado para fazer face às reais necessidades identificadas mediante fatores de localização e capacidade de tráfego. Findo este período o equipamento será oferecido aos alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

O investimento global desta iniciativa foi realizado em três procedimentos de aquisição de equipamento, incluindo o Concurso Público das “salas de aula do futuro”, direcionando a Câmara Municipal  parte destes computadores e tablets para esta operação, tendo este equipamento benefício de cofinanciamento de fundos comunitários, no âmbito do “Realiza.te”, Projeto de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra.

Enaltecer também todas as direções dos agrupamentos de escolas e escola secundária não agrupada,  que colocaram parte dos recursos informáticos de que dispunham nos seus estabelecimentos de ensino à disposição dos seus alunos, conseguindo-se desta forma rentabilizar todos os equipamentos existentes e assim garantir uma gestão adequada e eficiente das reais necessidades a nível do município.

Assim, feito um balanço final, o Município da Figueira da Foz investiu 112.951,21 euros em equipamento informático, sendo que a componente da internet implicou ainda um investimento adicional de 21.122,05 euros, perfazendo um total de 134.073,26 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE