Coimbra

Figueira da Foz com comboio de Natal e iluminações decorativas em todas as freguesias

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-11-2020

Um comboio de Natal, iluminações decorativas em todas as freguesias do concelho e alguma animação de rua junto do comércio tradicional, onde estará presente o Pai Natal, são as iniciativas que compõem o programa de Natal 2020 da Figueira da Foz, para que o espírito da época se faça sentir. 

PUBLICIDADE

O comboio de Natal, cuja utilização será gratuita, irá circular por diversas artérias da cidade, entre os dias 21 de novembro e 10 de janeiro de 2021, dando especial enfoque ao comércio tradicional, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00. No dia 21 de de novembro, a sua circulação só se efetuará até às 13h00, e aos domingos não irá circular.  

PUBLICIDADE

publicidade

As partidas acontecerão às 10h10; 12h10; 14h10; 16h10 e 18h10 da paragem de autocarro do Porto Comercial da Figueira da Foz, efetuando o trajeto nas seguintes artérias da cidade:  rua da República, Praça 8 de Maio, Caes de Alfândega, Av. Foz do Mondego, Av. De Espanha, Av. 25 de Abril, rua Dr. Simões Barreto, rua Lusíadas, rua Joaquim Sotto Mayor; rua Rancho das Cantarinhas, rua 5 Outubro, Av. Dr. Mário Soares, Av. Infante D. Pedro, Praça do Mar Português, Av. Do Brasil, rua da Liberdade, Av. Foz do Mondego e Av. Saraiva de Carvalho.

O comboio de Natal cumprirá todas as medidas e contingências sanitárias impostas pelo Governo e pela Direção-Geral da Saúde, incluindo a lotação de lugares estipulados.

PUBLICIDADE

No que à animação de rua diz respeito, estão também previstas algumas iniciativas, em pequenos períodos matinais e vespertinos, levando a magia do Natal a pequenos e graúdos.

O Pai Natal chega à cidade já amanhã, 20 de novembro, a bordo do Comboio de Natal, e irá ser recebido nos Paços do Município, pelas 17h00.

As iluminações decorativas de Natal irão funcionar já a partir de amanhã e até 10 de janeiro, das 17h00 às 24h00, com exceções a 24, 25 e 31 de dezembro (das 17h00 à 01h00) e encontram-se espalhadas pelas 14 freguesias do concelho.

De salientar que, pelo segundo ano consecutivo, a árvore natural (araucária) de cerca de 32 metros, situada no cruzamento da rua da Liberdade com rua Eng.º Silva, que no passado Natal atraiu centenas de pessoas, irá ser decorada. 

No total, a iluminação decorativa faz uso de 312 mil lâmpadas led – numa aposta em equipamentos que privilegiam o baixo consumo de energia elétrica, e são também utilizados alguns elementos 3D, tecnologia BIOPRINT (para conceção dos elementos de decoração minimizando os impactos ambientais da instalação) e luz animada RGB com alteração de cor, através de utilização de app. 

Este ano os custos com as iluminações ascendem a 94 035,90€ (acrescidos de IVA), um investimento de mais 48,200€, comparativamente com 2019. O acréscimo da despesa deve-se ao facto de, em cada uma das 14 freguesias do concelho, ter sido montado um elemento decorativo e, também, de à habitual lista de locais com iluminações ter acrescido a fachada do Mercado Eng. Silva, a rua das Tamargueiras e rotundas adjacentes, a fachada dos Paços do Município e a fachada do Posto de Turismo – Castelo Engº Silva. 


Localizações das iluminações decorativas de Natal: 

Cidade: 

Rua Bernardo Lopes; 

 Rua Cândido dos Reis; 

Rua Académico Zagalo ; 

Rua da Liberdade; 

Forte Santa Catarina;

Varandim da Praça do forte; 

Largo Dr. Luís Melo Biscaia; 

Rua da República;

 Rua 5 de outubro; 

Praça 8 de Maio (praça nova); 

Praça General Freire de Andrade (praça velha); 

Rotunda de Entrada centro/sul da Cidade (a seguir ao pórtico);

Rotunda dos Bombeiros Voluntários (entrada norte da cidade) Tavarede; 

Muralhas de Buarcos; 

Rua das Tamargueiras (+ rotundas adjacentes);

 Av. 25 abril e Av. Espanha (desde a Rot. Galante até à Praça do Forte); 

Fachada do edifício dos Paços do Concelho; 

Fachada do edifício do Mercado Municipal Eng.º Silva; 

Fachada do Castelo Eng. Silva;

 Jardim Dr. Fernando Traqueia, Praça de Buarcos.

 

Freguesias:

Rotunda do Lavrador, Serra das Alhadas – Alhadas; 

Largo da Igreja, Rua 30 de março – Alqueidão; 

Entroncamento da Rua da Junta com a Rua da Igreja – Bom Sucesso; 

Rotunda Aguiar de Carvalho – Ferreira-a-Nova; 

Largo José da Silva Fonseca – Lavos; 

Largo da Feira Velha – Maiorca; 

Largo Domingos Pedrosa Vieira – Marinha das Ondas; 

Rua 20 de junho, nº 33 – Quinta dos Vigários – Moinhos da Gândara; 

Largo do Alvideiro – Paião; 

Largo Padre Costa e Silva – Jardim de Quiaios – Quiaios; 

Rotunda do Pescador, Gala – São Pedro; 

Rotunda da Salmanha – Vila Verde

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE