Região

Figueira da Foz com candidaturas para dois concursos. O prémio é uma visita ao Parlamento Europeu

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 07-02-2024

A Câmara da Figueira da Foz tem a decorrer candidaturas ao Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso e ao concurso “O que representa para mim o 25 de Abril de 1974”, até dia 29 de fevereiro de 2024 e 12 de abril, respetivamente.

PUBLICIDADE

O Prémio Municipal de Arquitetura Arq. Isaías Cardoso, de periodicidade bienal, é resultado da convergência de interesses entre o Município da Figueira da Foz, a Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e o Rotary Club da Figueira da Foz que, de forma conjugada, querem promover os valores cívicos do cidadão José Isaías Cardoso, os seus valores profissionais e a sua importância na valorização patrimonial que legou à cidade da Figueira da Foz.

O prémio destina-se a premiar obras cuja conceção e qualidade arquitetónica sejam relevantes exemplos na realidade edificada do Município, sendo relativas a: Obras de construção e de reabilitação; Arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público, tanto em relação à criação de novos espaços, como à recuperação ou reabilitação de espaços urbanos existentes.

PUBLICIDADE

Podem concorrer, nas condições previstas no regulamento, arquitetos na qualidade de autores de obras concluídas durante o quadriénio anterior ao ano da edição.

No âmbito do presente concurso, entende-se por obras concluídas as edificações que tenham obtido autorização de utilização, bem como os arranjos urbanísticos e de tratamento de espaços exteriores de uso público recebidos pelo Município da Figueira da Foz até ao último dia do ano civil 2023.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o concurso «O que representa para mim o 25 de Abril de 1974», tem como objetivo descortinar o que pensam as gerações mais jovens sobre o acontecimento histórico que foi o 25 de abril de 1974 e em que medida teve e tem impacto no atual contexto democrático português e europeu, contribuindo para uma reflexão mais abrangente sobre os 50 anos comemorativos da data.

A iniciativa tem como público-alvo jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, residentes na Figueira da Foz e a frequentar a escolaridade obrigatória, e as candidaturas encontram-se abertas até às 23:59 do dia 12 de abril.

Os vencedores de cada uma das categorias serão premiados com uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, organizada pelo Município (inclui despesas de deslocação, alimentação e alojamento). As normas de candidatura podem ser consultadas no sítio institucional do Município da Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE