Região

Figueira da Foz: Chega quer inquérito anual do parlamento sobre o combate aos fogos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 12-07-2022

O presidente do Chega defendeu hoje um consenso na Assembleia da República para que o parlamento faça um inquérito e produza um “grande relatório anual” sobre o combate aos incêndios.

PUBLICIDADE

“Queria desafiar o parlamento e desafiar os restantes partidos da oposição e o partido do Governo de chegarmos a um acordo, que penso que acontece noutros países da União Europeia, de todos os anos ser feito um inquérito, por parte do parlamento, em matéria de combate aos incêndios”, afirmou André Ventura, que falava aos jornalistas durante as Jornadas Parlamentares daquele partido, que decorrem na Figueira da Foz.

Segundo o líder do Chega, o inquérito seria uma “investigação ao que correu mal, à percentagem de terra ardida e ao que falhou em termos de controlo operacional”.

PUBLICIDADE

publicidade

O parlamento produziria em outubro “um grande relatório anual sobre o que falhou, sobre o que tem de ser transmitido ao Ministério Público e sobre o que se pode melhorar”, acrescentou André Ventura.

“É algo que podemos consensualizar no Parlamento e é algo em que o Governo até poderia ter interesse em trabalhar, para não andarmos todos os anos com novos processos-crime, como novos processos de averiguação, propostas de comissões de inquérito”, realçou.

PUBLICIDADE

Questionado sobre o cancelamento de viagens por parte do primeiro-ministro e do Presidente da República face ao risco de incêndio, André Ventura disse que faria o mesmo, considerando que “os líderes devem estar junto das pessoas quando o país enfrenta problemas”.

O líder daquele partido de extrema-direita criticou ainda o Governo por ter transferido as competências associadas à limpeza de terrenos para as autarquias, quando estas “não têm meios nem recursos para cumprir a lei”.

André Ventura falava no final da última sessão de debate das Jornadas Parlamentares do Chega, dedicada à educação, que contou com a participação da diretora pedagógica do Conservatório de Música David de Sousa, na Figueira da Foz, Cristina Loureiro, e do diretor do curso de licenciatura em filosofia da Universidade de Coimbra, Alexandre Franco de Sá.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE