Conecte-se connosco

Região

Figueira da Foz celebra Dia da Cidade com homenagem a João Ataíde (com vídeos)

Publicado

em

O município da Figueira da Foz celebrou hoje, 24 de junho, o Dia da Cidade e as diversas iniciativas para assinalar a data foram presididas pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. 

Para assinalar a data, o município inaugurou a “Praça Dr. João Ataíde”, com uma sentida homenagem póstuma ao ex-autarca da cidade e  realizou uma sessão solene e entrega de distinções honoríficas a personalidades e entidades que se destacaram no panorama figueirense, da cultura à ciência, das coletividades às pequenas e médias empresas. 

O falecimento do deputado socialista João Ataíde em fevereiro do ano passado chocou a Figueira e os seus habitantes, depois de terem contado com a sua liderança autárquica por uma década. O tributo prestado ao “homem e à obra”, ocorreu pela inauguração do topónimo “Praça Dr. João Ataíde”, que se situa em frente ao Forte de Santa Catarina, um dos pontos mais emblemáticos da cidade.  

O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, destacou como principal legado de João Ataíde o seu trabalho na credibilização financeira da Câmara Municipal, o conjunto de obras que fez, e ainda a sua perspetiva humanista, explicando que ” colocámos a placa toponímica na intervenção que achámos mais emblemática, mas ele abrangeu todas as áreas e teve sempre uma perspetiva humanista muito grande”.

 

Também José Carlos Alexandrino, presidente da CIM da Região de Coimbra, prestou tributo a João Ataíde e relembrou o “seu forte carácter humanista e sentido de responsabilidade”.

 

“Fazemo-lo naturalmente com emoção, evocando e valorizando a sua memória. O Dr João Ataíde continua vivo na memória de quem o conheceu e a partir de hoje imortalizado na cidade onde nasceu, trabalhou e viveu.”, destacou o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, após o descerramento da plana toponímica da praça.

Claramente emocionada, Sílvia Ataíde, viúva do ex-autarca relembrou o carinho que o falecido marido tinha pela cidade que o viu nascer e destacou o legado por ele deixado à Figueira da Foz,  realçando, a título de exemplo, a marca dos 45 milhões de euros em intervenções urbanísticas e da sua “procura e luta constante por fundos europeus”.

“João Ataíde marcou indelevelmente a cidade. A Figueira da Foz viu nascer João Ataíde que agora nos acolhe e abraça eternamente nesta praça”, finaliza Sílvia Ataíde.

Após o louvor prestado ao antigo juiz, deputado e secretário de Estado do Ambiente e aos familiares presentes, a celebração do Dia da Cidade seguiu para o Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira onde foram atribuidas medalhas e distinções honoríficas a entidades coletivas e pessoas que se “destacaram no serviço prestado ao município”,

As coletividades centenárias do concelho distinguidas com a Medalha da Cidade foram o Grupo Recreativo Vilaverdense, o Quiaios Clube, a União FootBall de Buarcos, o Grupo Instrução e Musical da Fontela e ainda o Grupo Musical Carritense:

Já na categoria de Medalha de Mérito Cultural em Prata Dourada os agraciados foram: Laranjeira Santos, Luís Soares, João Reis (a título póstumo) e por último José Carlos.

 

Com a Medalha de Mérito Técnico/Cientifico foram distinguidos Amélia Pereira, Adelino Matos e Jorge Laíns.

 

Quem recebeu a Medalha de Mérito Social foi António Rafael e Yolanda Guerra:

 Alguns funcionários aposentados da Câmara Municipal da Figueira da Foz também foram premiados com a Medalha de Bons Serviços:

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com