Coimbra

Figueira da Foz: Autarquia equipa residência hospitalar para utilização pelo Hospital Distrital

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-01-2021

 Decorreu, ao final da manhã de hoje, quarta-feira, 13 de janeiro, o ato de entrega das chaves de um apartamento à Administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), cedido pelo Município da Figueira da Foz e pela Empresa Municipal Figueira Domus E.M. (EMFD), através de protocolo tripartido, e que situa num dos blocos de habitação social situados em São Pedro, nas imediações do Hospital. 

PUBLICIDADE

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, o Vereador da Habitação Social e presidente do conselho de administração da EMFD, Nuno Gonçalves,  o administrador executivo da EMFD,  Rui Duarte, o presidente do conselho de administração do HDFF, Manuel Teixeira Veríssimo, entre outros elementos do conselho de administração.  

PUBLICIDADE

O apartamento irá servir de residência hospitalar para,  preferencialmente, doentes não beneficiários de habitação social, que dispensem internamento, mas que, temporariamente, necessitem de acompanhamento médico.  

O espaço foi alvo de obras de reabilitação no valor de cerca de 7.000€, assumidas pela EMFD. A aquisição de mobiliário e eletrodomésticos foi assumida pelo Município da Figueira da Foz, num investimento de cerca de 5.000€.  

PUBLICIDADE

publicidade

A gestão do espaço ficará a cargo do HDFF, que tem já uma comissão de acompanhamento constituída e que analisará caso a caso as necessidades e os períodos de permanências dos doentes na residência.   

O presidente da autarquia salientou o excelente relacionamento do Município com o Hospital,  e referiu que o protocolo não tem prazo, podendo o Hospital usar o espaço “conforme necessitar“. 

“Não temos noção da importância que estes equipamentos podem ter para quem tem algumas carências e nestes tempos de crise os mais necessitados são sempre os mais afetados“, referiu o edil.  

Por seu lado,  para Manuel Teixeira Veríssimo esta colaboração é uma prova “da sã convivência e da complementaridade que a Câmara Municipal da Figueira da Foz (CMFF) faz em relação ao Hospital da Figueira da Foz“  e que o apartamento cedido é “uma estrutura que vem complementar as necessidades do Hospital, especialmente de alguns doentes “da área oncológica, por exemplo,  que necessitam de fazer tratamentos de mais de um dia e,  particularmente, daqueles que  moram mais longe e têm dificuldades em vir e voltar no mesmo dia à sua residência“.   

“A Câmara Municipal da Figueira da Foz sempre nos apoiou em tudo o que nós necessitámos e em particular nesta altura da pandemia“, referiu ainda Manuel Teixeira Veríssimo. 

À margem da iniciativa, contudo no âmbito da pandemia se vive por todo o mundo, o edil figueirense manifestou a disponibilidade da autarquia em continuar a apoiar o Hospital e os seus profissionais e salientou a “grande solidariedade“ de um conjunto de particulares, nomeadamente da área da hotelaria e do alojamento local, que têm disponibilizado as suas instalações quer à autarquia, quer ao Hospital. 

Carlos Monteiro aproveitou para, a convite de Manuel Veríssimo, ver o andamento das obras da nova ala do Hospital.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE