Coimbra

Figueira da Foz adere ao Pacto Climático Europeu

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 09-08-2022

O município da Figueira da Foz aderiu ao compromisso de utilizar práticas mais sustentáveis e de aumentar a eficiência energética, de acordo com os objetivos do Pacto Climático

PUBLICIDADE

De um total de 16 Organizações portuguesas que se comprometem a trabalhar para a redução da emissão de CO2 e para um aumento da eficiência energética, também o município da Figueira da Foz aderiu ao Pacto Climático Europeu. Com o intuito de praticar ações mais sustentáveis e reduzir em 100% a emissão dos gases de estufa até o final 2050. Para tal, traçou determinadas metas que acredita serem cruciais para a realização dos objetivos da iniciativa europeia.

“O município da Figueira da Foz pretende utilizar práticas mais sustentáveis e incuti-las na sociedade. A sua participação nesta iniciativa é fundamental para o desenvolvimento de um meio ambiente mais saudável, dado que é uma das cidades portuguesas que acomoda mais turistas”.

PUBLICIDADE

Sensibilizando os moradores a contribuírem para o alcance das metas estipuladas, o município pretende publicar avaliações de vulnerabilidades, fornecendo estimativas relacionadas com os riscos consequentes das alterações climáticas, bem como informar relativamente aos riscos mais prejudiciais para a cidade e para a sua população.

Adicionalmente, pretende alcançar objetivos relacionados com a área da energia renovável e da eficiência energética, publicando os respetivos progressos, de forma a estimular a continuação de práticas sustentáveis. Além disso, almeja ter um inventário recente de emissões em toda a cidade e empreendê-lo no espaço de dois anos.

PUBLICIDADE

publicidade

Compromete-se também a incorporar metas de segurança híbrida, economizando a água e, ainda, a medir e relatar a geração anual de resíduos sólidos na cidade, utilizando estratégias de gestão dos resíduos no planeamento mestre da cidade.

O município da Figueira da Foz deseja convencer os seus habitantes, visitantes e parceiros a optarem por ações mais sustentáveis, visando num planeta mais verde. “A sua contribuição em iniciativas como a do Pacto Climático são fundamentais para a construção de um”. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE