Saúde

Fica irritado quando está mais calor? Não é o único

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 meses atrás em 16-08-2023

O clima quente pode afetar a sua mente. De acordo com um estudo publicado em 2022 no JAMA Psychiatry, as salas de emergência recebem um número de visitas por ansiedade, transtornos de humor e stress quando está mais calor do que o normal. Além disso, a pesquisa mostra que o crime violento aumenta no verão.

PUBLICIDADE

“Como regra geral, acho que todos nós, médicos, concordamos especialmente que existe uma relação interessante entre o calor e todo um conjunto de comportamento interpessoal antissocial”, avança Kim Gorgens, professor clínico na Universidade de Denver.

“O calor extremo, quando prolongado é um fator de stress ambiental sobre o qual as pessoas não têm controlo”, explica o diretor de psicologia do Silver Hill Hospital, Michael Groat, ao HuffPost

PUBLICIDADE

Além disso, o calor pode ser inevitável, principalmente se passa muito tempo em locais sem ar condicionado. De acordo com Michael Groat, estes fatores podem criar uma sensação de fadiga e até irritar as pessoas.

Os distúrbios do sono induzidos pelo calor também não ajudam o humor. Ter uma boa noite de sono quando está calor não é tarefa fácil. Acordar suado, desconfortável ou ter problemas para adormecer são coisas com as quais a maioria das pessoas provavelmente se identifica.

PUBLICIDADE

publicidade

“Transtornos de saúde mental como a ansiedade, depressão, bipolaridade, esquizofrenia e insónia têm um impacto direto no humor e na sensação de bem-estar”, explica o diretor de psicologia do Silver Hill Hospital.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE