Andrea Marazzi, um engenheiro italiano de 30 anos, surpreendeu o mundo automóvel ao apresentar uma versão inusitada e ultracompacta do Fiat Panda, com apenas 50 centímetros de largura.
O modelo, totalmente funcional, poderá ser o carro mais estreito do mundo e já está a caminho de ser reconhecido pelo Guinness World Records.
Criado a partir de peças de um Fiat Panda de 1993, o microcarro consegue transportar duas pessoas — condutor e passageiro lado a lado — e mantém quatro rodas. Está equipado com um motor de scooter, alimentado por duas baterias, o que lhe confere autonomia para 25 km e uma velocidade máxima de 15 km/h.
PUBLICIDADE
A apresentação oficial desta versão extrema do Panda aconteceu no Pandino, um rali anual dedicado ao icónico modelo da Fiat, que decorre em Cremona, no norte de Itália. O pequeno gigante chamou a atenção entre centenas de entusiastas e colecionadores da marca.
Marazzi construiu o carro na oficina da família, o ferro-velho Autodemolizione Marazzi, onde também já criou outras invenções peculiares, como uma bicicleta flutuante feita com barris de óleo e um Fiat Panda com rodas de monster truck.
O inventor submeteu oficialmente o seu projeto ao Guinness World Records, esperando agora a validação como o veículo mais estreito alguma vez construído.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE