Coimbra

Festival Sete Sóis Sete Luas regressa a Pombal com música e arte do Mediterrâneo e mundo lusófono

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-07-2020

O Festival Sete Sóis Sete Luas vai regressar a Pombal com música e arte do Mediterrâneo e do mundo lusófono, entre 3 de agosto e 5 de setembro.

PUBLICIDADE

Embora com medidas de restrição devido à pandemia da Covid-19, este evento cultural internacional vai ter lugar na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro histórico da cidade. A entrada é gratuita, limitada aos lugares disponíveis e mediante apresentação de bilhete, os quais poderão ser levantados no Teatro-Cine de Pombal.

PUBLICIDADE

O Festival arranca com “Street Art”, com Waroox, um dos “street artists” mais importantes da ilha de La Réunion.

A residência artística decorrerá entre 3 a 8 de agosto, que inclui a realização de uma obra de “street art” no Bairro Social S. João de Deus

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 7, às 22h00, haverá um concerto com o grupo Zagala (Espanha), cuja música é caracterizada pela sua energia, pela fusão de diferentes instrumentos tradicionais de várias épocas e regiões de Espanha

No dia seguinte, à mesma hora, haverá música de Arménia representada pelo grupo “Collectif Medz Bazar”, uma banda urbana composta por músicos oriundos das culturas arménia, turca e francesa. A sua música multidimensional e a energia explosiva que dela emana tecem um elogio ao amor, à justiça e à igualdade, abordando igualmente questões sociais e desafiando as fronteiras políticas e culturais.

O evento regressa a 22 de agosto, também às 22h00, com Ceuzany & Orquestra Popular Sete Sóis do Fogo (Cabo Verde). Trata-se de uma produção original do Festival com a participação da cantora cabo-verdiana Ceuzany, conhecida pelo seu talento e pela sua voz potente, sensual e incomparável, e dos músicos da Orquestra Popular Sete Sóis Sete Luas da ilha do Fogo.

A 28 de agosto o Festival apresenta um espetáculo de teatro com “Leo Bassi”, de Espanha. Reconhecido mundialmente pelas extravagantes atuações de teatro e pelas suas ações de tom provocador, Leo Bassi pertence a uma antiga família de atores excêntricos e de palhaços circenses oriundos de Itália, França e Inglaterra

No dia seguinte (29 de agosto) uma nova produção original do Festival Sete Sóis Sete Luas invadirá a Praça Marquês de Pombal. A 7Luas Med Orkestra surge do trabalho conjunto de seis músicos conceituados provenientes das diferentes margens do Mare Nostrum, do mudo lusófono e creolófono. O grupo tem direção musical do português Custódio Castelo, e integra ainda os músicos Bernard Joron (La Réunion), Alide Sans (Catalunha), Moisés Santos (Cabo Verde), Tiago Soares (Portugal) e Mario Rivera (Sicília).

O Festival encerra, a 5 de setembro, com um espetáculo de circo com Mumusic (Catalunha, Espanha), que apresentará, em estreia nacional, “Flou Papagayo”, uma performance de alto impacto emocional.

O Festival Sete Sóis Sete Luas, que realiza este ano a sua 28ª edição, é promovido por uma rede cultural de 30 cidades de 11 países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. Desenvolve a sua programação no âmbito da música popular contemporânea e das artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura mediterrânea e do mundo lusófono

O diálogo intercultural, a mobilidade dos artistas dos países que fazem parte da rede, a criação de formas originais de produção artística com a participação dos criadores vindos dos países da rede, são os objetivos do Festival.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE