Vamos

Festival Santos da Casa começa na sexta-feira e chega pela primeira vez ao Porto

António Alves | 1 mês atrás em 27-03-2024

O 26.º Festival “Santos da Casa” tem início na próxima sexta-feira, 29 de março. Esta edição, que termina a 13 de maio, tem como novidades a realização de espetáculos na cidade do Porto e em Cadima (Cantanhede).

PUBLICIDADE

Criado no âmbito do programa que é emitido diariamente entre as 19:00 e as 20:00 na Rádio Universidade de Coimbra (107.9 FM e internet), e que é realizado por Nuno Ávila e Fausto da Silva, o festival tem como objetivo dar a conhecer novas bandas à cidade de Coimbra.

Ao longo destas 26 edições, muitos foram os projetos que “deram os primeiros passos na cidade de Coimbra”. A Naifa, Paus, Anaquim, Sam The Kid, Linda Martini, Dealema, B Fachada, Capicua, Dead Combo, Samuel Úria, Ermo, Balla, D’Alva, Maze ou Miramar são alguns dos exemplos dados pelos responsáveis do programa.

PUBLICIDADE

“Começámos quando a rádio fazia 13 anos, com 13 bandas a tocar no antigo auditório Salgado Zenha na AAC. Concertos transmitidos em direto no programa. Algumas bandas a terminarem o ensaio de som já com o indicativo do programa no ar. Uma saudável pilha de nervos para todos. Mas o bicho ficou cá dentro a roer e nunca mais parámos de organizar coisas”, lembram Fausto da Silva e Nuno Ávila.

Em 2024, estão prometidas “tardes e noites memoráveis com um naipe de bandas e artistas que nos enchem de vaidade”. Tudo começa no dia 29 de março, pelas 22:00, no bar “Pinga Amor” com um dj set de Nuno Ávila.

PUBLICIDADE

publicidade

Depois, é a vez do cantautor Nuno Melo atuar no dia 2 de abril, às 19:30, no Café Concerto Convento São Francisco (Café Curto). A emissão RUC estará em direto deste local entre as 19:00 e as 21:00 e a entrada é gratuita.

A primeira apresentação no Porto decorre a 4 de abril, pelas 21:30, nos Maus Hábitos. Knok Knok irão apresentar o seu terceiro trabalho discográfico “Camera”. A entrada custa 7 euros.

A 5 de abril, o festival regressa a Coimbra com um espetáculo do projeto “Velho Homem” no Salão Brazil. Tem início às 22:00 e o bilhete custa 8 euros.

No sábado, 13 de abril, a dupla “redoma” sobem às 22:00 ao palco da Casa das Artes Bissaya Barreto. Para entrar, tem de se pagar 6 euros.

O Corredor RUC acolhe o espetáculo de “pólen” na quinta-feira, 18 de abril. O concerto integra-se na emissão da rádio entre as 19:00 e as 20:00.

No fim de semana de 20 e 21 de abril, estão agendados dois concertos. O primeiro no sábado, às 18:00, no Centro Cultural Penedo da Saudade com a urtiga. Uma banda composta por João Almeida (guitarra clássica, ukulele, voz) e João Diogo Leitão (viola braguesa, voz).

Para domingo, é o regresso a Cadima, Cantanhede. Pelas 17:00, no bar Lúcia Lima, atuam Dead Club – projeto a duo entre Violeta Luz e João Silveira que envolve vozes sussurradas e gritos de desespero contrastados com uma guitarra suja e drum machines – e dois dj set Santos da Casa com Fausto da Silva e Nuno Ávila.

O Corredor RUC acolhe os três últimos concertos do festival Santos da Casa. Sempre às 19:00, atuam Carlos Raposo (1 de maio), Adfectus (9 de maio) e A Cantadeira (13 de maio).

“Se nos perguntam se continua a ser válido mostrar em palco alguns dos sons que divulgamos no nosso programa, blog e facebook, dizemos sem pestanejar que sim. Existem por aí muitas bandas a valerem este nosso esforço”, referem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE