O Festival Política regressa a Coimbra de 13 a 15 de novembro, ao Convento São Francisco, e já está à procura de novos talentos para integrarem a programação da edição de 2025.
Até 30 de julho, jovens artistas, criadores e ativistas, com idades entre os 18 e os 30 anos e residentes na região Centro, podem candidatar-se às duas bolsas de criação promovidas pelo festival e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A Câmara Municipal de Coimbra é coprodutora do festival.
PUBLICIDADE
O Festival Política já publicou o regulamento para atribuir duas bolsas a jovens artistas, criadores e ativistas. Cada bolsa tem o valor de 500 euros e destina-se a apoiar projetos artísticos ou de intervenção cívica que vão ser apresentados durante o festival, que se realiza em novembro, em Coimbra. Podem concorrer propostas nas áreas de literatura, música, artes performativas, artes plásticas, vídeo ou formação (workshops).
O tema central desta edição é “Revoluções em Curso” e desafia os participantes a refletirem sobre as transformações da sociedade e nas estruturas políticas, como os movimentos sociais, a transição ecológica, a igualdade, a diversidade cultural ou a inovação tecnológica e social.
As candidaturas devem ser enviadas por email para submissions.politica@gmail.com, incluindo dados pessoais (nome, data de nascimento, morada, naturalidade e contactos), currículo e/ou portfólio e a descrição do projeto, com indicação das necessidades de produção.
As propostas vão ser avaliadas pela direção artística do festival segundo critérios como originalidade, impacto social, qualidade artística e adequação ao tema. Os resultados vão ser divulgados até cinco dias após o fecho das candidaturas.
O programa completo do Festival Política em Coimbra vai ser anunciado brevemente.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE