Região

Festival Metamorfose de Soure tem concurso de bandas e atuações ao vivo

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 15-05-2023

 O concurso de bandas ao III Festival Metamorfose de Soure vai decorrer até 07 de junho, devendo o programa encerrar em setembro com atuações ao vivo coincidentes com a meia-final e a final.

PUBLICIDADE

Após serem anunciados, em 27 de junho, os oito concorrentes selecionados, as eliminatórias decorrerão em dois períodos, em julho, entre os dias 10 e 13 de junho e de 17 a 20 de junho, com transmissão em direto nas redes sociais do município de Soure, distrito de Coimbra.

As quatro finalistas serão reveladas no dia 25 de julho, com resultados apurados, entre 21 e 24 de julho, através de votação remota do público mais a deliberação do júri.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, disse hoje, na apresentação desta edição do Festival Metamorfose, no Espaço Finisterra, que haverá “uma logística preparada para cinco mil pessoas”, em cada um dos dois espetáculos finais, nos dias 16 e 23 de setembro.

“Vamos continuar a fazer investimento no Metamorfose”, assegurou o autarca, realçando que o festival de música reúne principalmente jovens, tanto de Soure como de outros concelhos do país.

PUBLICIDADE

publicidade

Lançado em 2021 pela Academia de Música de Coimbra (AMC), em plena pandemia da covid-19 e em formato digital, o Metamorfose veio a ser assumido, em 2022, como coorganização daquela entidade e da Câmara de Soure.

A iniciativa inclui programas em direto, projetos musicais de todos os géneros e estilos, a solo ou em grupo, escolhidos através de um concurso nacional.

Mário Jorge Nunes salientou o investimento que a autarquia tem realizado, nos últimos anos, para promover a formação e o gosto pela música junto da população local, sobretudo entre os jovens, frisando que o Metamorfose se inscreve nesse objetivo.

Pedro Ferreira, da AMC, enfatizou a importância de incentivar as quatro bandas vencedoras com prémios pecuniários que totalizam 3.000 euros, sendo metade do montante, 1.500 euros, destinada ao projeto classificado em primeiro lugar.

“Encontrámos no município de Soure o parceiro ideal, que quer ser um exemplo daquilo que é a inovação [no panorama da criação musical]”, afirmou o diretor do festival.

Na área da inovação, a vereadora da Cultura, Teresa Pedrosa, deu o exemplo “de um casting para apresentadoras” do festival, “um desafio a todas as mulheres e jovens” do concelho “que queiram ter essa experiência”, devendo as candidaturas ser apresentadas até 07 de junho.

Terminam em 31 de julho as inscrições para a segunda edição da Academia Rock On, um estágio que proporciona formação gratuita aos interessados, de 28 de agosto a 08 de setembro, e que visa também “preparar um grupo para atuar ao vivo nas finais”.

“A tua transformação começa aqui!” é um dos lemas do Festival Metamorfose.

Corroborando esta ideia, Teresa Pedrosa disse que o programa “é uma experiência total de verdadeira transformação” dos concorrentes.

O músico João Paulo Castanheira, membro do júri, também presente na sessão, lembrou que, em 2022, os oito grupos apurados evidenciaram “uma qualidade extrema”, enquanto a primeira Academia Rock On constituiu “uma experiência fantástica para os jovens”.

As inscrições no concurso de bandas começaram hoje e prolongam-se até 07 de junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE