Vamos

Festival Literário Palavras de Fogo estende-se ao Brasil com encontro de escritores

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 11-07-2023

Um encontro de escritores portugueses e brasileiros vai ser realizado em Santos, Brasil, na próxima sexta-feira, 14 de julho, ao abrigo de uma parceria tripartida que envolve o Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo.

PUBLICIDADE

Denominado Tarrafa Literária recebe Palavras de Fogo, o evento cultural resulta da colaboração da Prefeitura de Santos, no estado de São Paulo, com a Realejo Livros, que organiza na cidade portuária o Festival Tarrafa Literária, um dos mais importantes do Brasil, e o FLII, com sede na Lousã, em cuja sexta edição, realizada há um mês, participaram cerca de 30 entidades de 10 municípios, além de outras de âmbito nacional.

O programa luso-brasileiro começa às 14:00 (18:00 em Portugal), no auditório do Museu Pelé, e abrange dois painéis, além das cerimónias de abertura e de encerramento, sessões de autógrafos, venda de livros e exibição de vídeos sobre o Tarrafa Literária e o Palavras de Fogo, terminando com uma visita à Realejo Livros.

PUBLICIDADE

As mesas são subordinadas aos temas “A literatura como expressão máxima de dois povos irmãos” e “Escrever e editar. Dois caminhos para o mesmo fim”, com a participação dos brasileiros José Santos, Vanessa Ratton, Manuel Herzog e Selma Maria e dos portugueses Casimiro Simões, Zezé Pina e Carlos Seabra.

Os debates têm como moderadores, respetivamente, o livreiro José Luiz Tahan, produtor do Tarrafa Literária, e a escritora Ana Filomena Amaral, presidente da Arte-Via – Cooperativa Artística e Editorial, da Lousã, que fundou e coordena o FLII.

PUBLICIDADE

publicidade

A livraria Realejo, um dos estabelecimentos do setor mais conceituados da Baixada Santista, organiza anualmente o Festival Tarrafa Literária, cuja 15ª edição vai acontecer no próximo outono, com autores de todo o Brasil.

Tarrafa Literária recebe Palavras de Fogo é a primeira extensão do FLII ao Brasil.

Os municípios de Santos e Lousã, no distrito de Coimbra, formalizaram a sua geminação em 2019.

Em 2024, autores brasileiros deslocam-se aos distritos de Coimbra e Leiria como convidados do festival português.

A sexta edição do FLII, em junho, celebrou os 50 anos da Associação Portuguesa de Escritores (APE), cujo presidente, José Manuel Mendes, interveio na abertura, em Ansião, no distrito de Leiria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE