Vamos

Festival em Condeixa homenageia Fernando Namora

Notícias de Coimbra com Lusa | 51 minutos atrás em 12-02-2026

A primeira edição do festival literário Matrizes, que irá decorrer em fevereiro, em Condeixa-a-Nova, vai homenagear o escritor Fernando Namora, nascido no concelho, com várias atividades, incluindo um seminário, anunciou hoje a organização.

A primeira edição do Matrizes – Festival Literário de Condeixa-a-Nova tem como mote “São as palavras que nos conduzem” e “vai abrir portas à reflexão, ao diálogo e à partilha do conhecimento” sobre a vida e obra de Fernando Namora.

“Este é um novo evento literário e cultural que vai ser dedicado à promoção da literatura, da leitura, do livro, da palavra, vai ser também um espaço que nos vai levar a reflexão cultural, tendo sempre como mote prestar o tributo e uma homenagem ao legado e à vasta obra literário do médico, escritor e pintor Fernando Namora, que nasceu em 1919, em Condeixa-a-Nova”, afirmou o diretor executivo da empresa organizadora GoldenSkill, Diogo Coelho.

PUBLICIDADE

O evento será dividido “em duas etapas”: a primeira entre os dias 25 e 27 de fevereiro e a segunda a 15 de abril.

A programação inclui encontros com autores, apresentações de livros, visitas guiadas e oficinas, tendo o Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa-a-Nova (distrito de Coimbra), como espaço central desta edição e que irá acolher todas as apresentações de livros.

Para fevereiro, estão já confirmados nomes como Virgílio Castelo, Guilherme Leite, Isabel Zambujal, Isabel Ricardo e o ilustrador Tiago M.

A 15 de abril, data de nascimento de Fernando Namora, terá lugar um “grande seminário” dedicado à vida e obra do escritor, que, no entender da organização, nos últimos anos, “caiu no esquecimento e que importa voltar outra vez a salientar” pelo seu papel na história da literatura portuguesa.

“Este seminário vai abordar as várias dimensões da obra do autor, destacando não só a sua relevância, quer no panorama literário nacional, quer também internacional, por ser o autor mais traduzido, mas também a atualidade do seu pensamento”, sublinhou Diogo Coelho.

O programa do seminário será divulgado mais tarde.

Segundo Diogo Coelho, o nascimento do festival radica nas “matrizes telúricas” do escritor, fazendo a ligação com os territórios por onde “deambulou ao longo das cinco décadas em que desenvolveu a sua atividade na escrita”.

O Matrizes é organizado pela GoldenSkill, com o apoio do Conímbriga Hotel do Paço e da Fundação Assistência para o Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP).