Coimbra

Festival do Novo Bauhaus Europeu passa por Coimbra

António Alves | 1 mês atrás em 11-04-2024

O edifício do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade em Coimbra recebe no próximo sábado, 13 de abril, um evento satélite do Festival do Novo Bauhaus Europeu.

PUBLICIDADE

O evento celebra o caminho feito por esta iniciativa criativa e interdisciplinar desde o seu lançamento, em setembro de 2021, pela Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen.

Tal como aconteceu em 2022, em que diversas entidades e coletivos se uniram em torno da Rua Adelino Veiga, num dia de atividades que se intitulou “Rua Zero”,  o Festival do Novo Bauhaus Europeu volta, este ano, a realizar-se em Coimbra, desta feita pela mão de uma Comissão Organizadora que une quatro entidades parceiras oficiais do Novo Bauhaus Europeu – a Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, Itecons, Jazz ao Centro Clube e Universidade de Coimbra – às quais se junta, também, a Associação Cultural Há Baixa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O Novo Bauhaus Europeu tem vindo, ao longo dos últimos dois anos e meio, a adicionar uma dimensão cultural e criativa ao Pacto Ecológico Europeu, combinando os valores da estética, sustentabilidade e inclusão em experiências concretas de base local.

PUBLICIDADE

O Novo Bauhaus Europeu está a crescer num terreno fértil, no qual edifícios, espaços públicos, empresas e práticas sociais, atividades culturais e programas educativos são faróis da iniciativa e inspiram novas ideias.

Partindo do apelo inicial da Presidente da Comissão Europeia, para uma verdadeira participação ampla na imaginação e construção coletiva de um futuro sustentável, inclusivo e que seja belo para os nossos olhos, mentes e almas, o Novo Bauhaus Europeu tem criado contextos favoráveis para que pessoas de diferentes origens e setores pensem e trabalhem em conjunto para a transformação e transição da sociedade europeia. 

Nesta edição do Evento Satélite do Festival do Novo Bauhaus Europeu, intitulada “Convergências”, o Itecons acolherá as perspetivas de arquitetos, artistas, designers, engenheiros, profissionais da economia social e solidária e cidadãos de diversos percursos sobre as profundas transformações necessárias para uma regeneração positiva em direção a uma relação mais harmoniosa com a natureza, bem como para promover experiências estéticas acessíveis e combater as injustiças estruturais.

O momento central da iniciativa será a roda de conversa que sentará à mesma mesa mais de uma dezena de entidades, coletivos e cidadãos que têm vindo a desenhar projetos apoiados ou reconhecidos pelo Novo Bauhaus Europeu.

A roda de discussão será liderada por Tânia Covas, atual Secretária do Conselho Geral da Universidade de Coimbra, cuja missão será encontrar pontos de convergência entre participantes de diferentes áreas, explorando a valorização da multidisciplinaridade que está na base New European Bauhaus (NEB).

Para participar, os interessados deverão fazer a inscrição disponível no sítio do Itecons. A entrada é livre, contudo limitada. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE