Vamos

Festival do Leitão de Covões com novidades no cardápio

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 08-08-2023

A 17.ª edição do Festival do Leitão de Covões, em Cantanhede, está de regresso e promete quatro dias de muita animação à volta daquele que é o ex-líbris da Bairrada – o Leitão, mas este ano o evento apresenta-se com novidades.

PUBLICIDADE

Nos dias 12,13, 14 e 15 de agosto, não restam dúvidas que todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Gimnodesportivo de Covões, para quatro dias dedicados a esta que é uma das sete maravilhas da gastronomia nacional.

Este ano a organização aposta num novo prato: canja de leitão, que assim, se junta ao tradicional leitão assado, à cabidela de leitão, à feijoada de leitão e à pizza de leitão. É possível ainda degustar de entrada a bôla, folhados e rissóis de leitão. Os doces tradicionais da região também não faltam.

PUBLICIDADE

A outra alteração às edições anteriores, segundo o presidente da direção PRODESCO – Associação Desportiva de Covões ” é que só será servida uma refeição por dia durante o certame”. Nos dias 12 e 14 abrirá portas para o jantar às 19:00 e nos dias 13 e 15 serão servidos almoços às 12:00.

Nesta edição “participam quatro assadores que, em permanência se vão revezando”, garantindo a entrega de leitões que não vão faltar à mesa dos comensais.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado sobre os preços que irão ser praticados no Festival, Paulo Oliveira não adiantou valores, apenas disse que serão semelhantes aos praticados na Expofacic 2023.

“O evento estende-se para o exterior do pavilhão com animação musical e mostra de artesanato”, como explicou Paulo Oliveira, realçando que “já estão confirmadas quatro, mas deverão estar presentes oito tasquinhas” com vários artesãos.

No interior, onde vão ser servidas todas as refeições,  haverá música ambiente e animação volante. No exterior na noite de 12 de agosto, pelas 22:00, atua o Duo Another World e a partir das 23:00 o DJ MR White. A Filarmónica de Covões atua na, noite de 14, às 22:00, seguindo-se o DJ Joni Santos.

O presidente da PRODESCO admite que as expectativas são “muito boas”, realçando as parcerias que estão envolvidas na organização do evento.

O Festival do Leitão é organizado pela PRODESCO, e conta com o apoio da União de Freguesias de Covões e Camarneira, do Município de Cantanhede e da Adega Cooperativa de Cantanhede.

A apresentação do certame teve lugar esta terça-feira, 8 de agosto, no Museu da Pedra, em Cantanhede.

Veja os vídeos:

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE