Região

Festival do Arroz e da Lampreia abre amanhã

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-03-2022

Já falta pouco para a tenda do Festival do Arroz e da Lampreia abrir a suas portas! De 11 a 20 de março, os sabores do campo e do rio, a animação, a arte e a cultura tomam conta do Largo da Feira, em Montemor-o-Velho, numa exaltação dos sabores do concelho e da região.

PUBLICIDADE

No regresso do certame ao formato presencial, o primeiro fim de semana está repleto de bons e deliciosos motivos que justificam uma visita ao concelho de Montemor-o-Velho.

No dia 11, a inauguração está marcada para as 19h e, às 20h, Mickael Salgado sobe ao palco e abre, da melhor forma, o programa desta edição de 2022. Logo a seguir, Jorge Guerreiro promete trazer animação redobrada ao Festival do Arroz e da Lampreia.

PUBLICIDADE

Numa festa pensada para todas as idades, as crianças também têm o seu espaço de eleição: a Morlândia. Pinturas faciais, sessões de robótica, jogos e oficinas criativas são algumas das muitas atividades propostas.

Os mais pequenos também são convidados a meter, literalmente, a mão na massa e nos legumes! Durante o fim-de-semana, o MiniChef vai levar os cozinheiros de palmo e meio a (re)descobrir as riquezas do concelho e, com elas, vão preparar e saborear uma refeição inesquecível.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, os aromas do arroz doce acabado de fazer tomam conta da tenda. Durante 12 horas, a primeira maratona arroz doce desta edição de 2022 apresenta aos visitantes a cremosa sobremesa feita pelas mãos dos habitantes do concelho. O saber passado de geração em geração é partilhado com todos e, para casa, os visitantes vão levar também as doces memórias do concelho de Montemor-o-Velho.

Na cozinha ao vivo, o chef Luís Lavrador vai mostrar o seu talento criativo, colocando em evidência o arroz Carolino do Baixo Mondego.

No Festival do Arroz e da Lampreia também há espaço para descobrir a vila de Montemor-o-Velho com atividades gratuitas. Os passeios equestres ou os passeios pedestres oferecem ao visitante um outro olhar sobre a história e o território.

De regresso à tenda do certame gastronómico, às 16h30, o Programa Seniores em Movimento vai divulgar um pouco mais da cultura de Montemor-o-Velho com um Desfile de Trajes Antigos e Chapéu Carolino.

Às 20h30, Adelaide Sofia (voz), Bruno Mira (guitarra portuguesa) e Pedro Pinhal (viola de fado) apresentam o espetáculo Fado de Lisboa e, às 22h30, Rosinha toma conta do palco do Festival e encerra o programa de animação.

No domingo, dia 13 de março, a animação começa às 17h com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Meãs do Campo, seguindo-se o Rancho Folclórico e Regional do Seixo.

Às 20h30, Sílvio Girão convida a recordar Amália Rodrigues, com Maria do Rosário (voz), Sílvio Girão (guitarra portuguesa), Victor Morgado (viola), José Loureiro (viola baixo).

A encerrar o dia, às 22h, os Baluarte sobem ao palco para mais um momento repleto de música e tradição.

Na festa da gastronomia, as tasquinhas, bares e petisqueiras vão desafiar os visitantes a conhecer as muitas iguarias do campo e do rio. A doçaria conventual e tradicional do concelho de Montemor-o-Velho é mais um dos atrativos do Festival mais saboroso da região.

Por todo o concelho, o festival também a acontece nos 15 restaurantes aderentes.

Para os apreciadores de arroz de lampreia, e tendo em consideração a escassez do ciclóstomo, é recomendável que seja feita a reserva antecipada desta iguaria.

Veja todas as informações no site do certame em www.festivalarrozlampreia.pt e, em segurança, venha fazer parte da festa da gastronomia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE