Vamos

Festival de Teatro Deniz-Jacinto apresenta 10 espetáculos em Condeixa-a-Nova

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-01-2023

A sétima edição do Festival de Teatro Deniz-Jacinto, em Condeixa-a-Nova, vai apresentar 19 espetáculos entre 20 de janeiro e 09 de fevereiro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A organização prevê que 3.600 pessoas assistam à totalidade dos espetáculos, dos quais 10 são destinados às escolas e nove ao público em geral.

O Festival Deniz-Jacinto é promovido, desde 2016, pela Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, passando em 2017 a contar com o apoio da associação Oficina de Teatro de Condeixa (OTC).

PUBLICIDADE

publicidade

Desta vez, as companhias e artistas presentes são os seguintes: Gato Escaldado, Teatroesfera, OTC, Sofia Bernardo, Ponto Produções, Companhia Radar 360º, Teatro Amador de Pombal, Ajidanha, Criarte, Atrapalharte, Etcetera Teatro e Companhia da Chanca.

Com esta iniciativa, a autarquia liderada por Nuno Moita “pretende dignificar e perpetuar a memória” de Manuel Deniz-Jacinto (1915-1998), “um dos mais importantes teatrólogos nacionais e uma das figuras ilustres de Condeixa”.

PUBLICIDADE

“Após a época pandémica vivida entre 2020 e 2022, que obrigou o festival a ser interrompido (…) e adaptado em 2022 apenas para o público escolar, torna-se relevante relançar o projeto, voltando a colocá-lo em destaque não só na vida cultural do concelho, como também na região e no país dentro do setor”, afirma a organização.

Numa nota distribuída aos jornalistas, anuncia que “a grande novidade deste ano é a venda de bilhetes ‘online’, através da plataforma TicketLine”, podendo os ingressos ser também comprados na Casa dos Arcos e no Cine-Teatro.

O programa foi apresentado na tarde de hoje, no Cine-Teatro de Condeixa-a-Nova, numa sessão em que intervieram o autarca Nuno Moita, a encenadora Diana Lima, da OTC, e a coordenadora do Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S), Ana Carina Valadas.

Enfrentando “um aumento significativo nos custos associados” a esta edição, a Câmara estima que o investimento municipal venha a rondar os 35 mil euros, um “valor inferior” em comparação com as “duas últimas edições regulares”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE