Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Festival da Lampreia em 10 restaurantes de Penacova (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-02-2020

Milhares de pessoas são esperadas no Festival da Lampreia de Penacova, com a participação de 10 restaurantes, de 28 de fevereiro a 01 de março.

PUBLICIDADE

No concelho de Penacova, no distrito de Coimbra, os restaurantes que integram o festival pretendem cobrar “preços mais baixos” do que os praticados habitualmente na época da lampreia.

“Queremos dar alguma visibilidade à nossa gastronomia e à lampreia”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal, Humberto Oliveira, numa conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, na sede da Confraria da Lampreia de Penacova.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca do PS disse que os restaurantes “abdicam do preço comercial” do arroz de lampreia “para fazerem um pouco mais barato” nos três dias do festival.

“As sobremesas são oferecidas pela autarquia”, consistindo em produtos da doçaria conventual, adiantou.

PUBLICIDADE

Realçando a necessidade de “valorizar a qualidade da produção” destes bens alimentares tradicionais, Humberto Oliveira defende que se trata “claramente de um negócio para crescer” no concelho de Penacova.

Na sua opinião, importa defender a qualidade dos pratos à base de lampreia, ciclóstomo que há milhões de anos sobe o Mondego e outros rios portugueses para desovar.

A especialidade gastronómica, com arroz, “precisa de boa confeção”, caso contrário “mais vale comer arroz de frango do que lampreia mal feita”, sublinhou com ironia.

Ao programa do festival, estão associadas outras iniciativas culturais e de entretenimento, com destaque para a Maratona BTT Rota da Lampreia – Taça Regional do Centro, o II Encontro de Gaiteiros de Penacova, as comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil e dos 90 anos do corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com