Região

Festival da Chanfana de regresso à Lousã de 18 a 27 fevereiro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-02-2022

O X Festival Gastronómico da Chanfana regressa à Lousã no dia 18 de fevereiro. Até dia 27 deste mês, os 20 restaurantes aderentes do concelho divulgam aquela que é a estrela da Mesa das Terras da Chanfana, uma das vencedoras do concurso 7 Maravilhas à Mesa.

PUBLICIDADE

´Trata-se de um dos eventos âncora do calendário de animação do concelho e, entre outros objetivos, visa “a promoção desta  iguaria que é a chanfana, contribuindo também para a preservação de toda a cultura gastronómica”, realça o presidente da Câmara, Luís Antunes, na apresentação da iniciativa.

O autarca realça que todos os anos milhares de pessoas participam no festival, havendo uma procura acrescida deste prato na altura desta iniciativa .

PUBLICIDADE

Já o presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, destaca o trabalho em torno da marca da Lousã feito nos últimos anos, salientando “a importância da valorização dos produtos do território”.

Para além da importância de valorizar a gastronomia, o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito, destaca o trabalho feito no território “de agregação em torno de uma marca e de um produto, terminando com algumas questões locais”.

PUBLICIDADE

Quem participar na iniciativa irá receber um ‘brinde’, que tem, entre outras coisas, a receita tradicional da chanfana, para “promover e incentivar a confeção do prato”, salienta o edil da Lousã.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE