Vamos

Festival “Correntes” promove a canção e o fado de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 25-09-2023

A 6ª edição do Festival “Correntes De Um Só Rio” é dedicada ao tema “Resistência(s), Liberdade(s) e Futuro(s)” e apresenta vários espetáculos, de 4 a 8 de outubro, no Convento São Francisco (CSF).

PUBLICIDADE

O festival dedicado à canção e ao fado de Coimbra arranca em grande com o espetáculo “Aqui já se cantou de galo!”, com a participação especial de Cuca Roseta e atuações de Bruno Costa, António Ataíde, Catarina Moura, Francisco Costa, Nuno Botelho e Ni Ferreirinha, na noite de dia 4, no CSF. Mas há mais. Um espetáculo que cruza a canção de Coimbra com a de Nápoles, uma homenagem a Humberto Matias e o fado moderno de Inês Santos e de João Farinha são outras das propostas do “Correntes”.

Criado em 2018, o Festival “Correntes De Um só Rio”, dedicado ao Fado e Canção de Coimbra, mantém atuais as raízes da música tradicional, lançando, simultaneamente, sementes para o futuro deste património singular. Após o desafio que foi lançado pela Câmara Municipal de Coimbra, o grupo de trabalho constituído por Rui Pato, pela diretora do Departamento da Cultura do Município, Maria Carlos Pêgo, pelo programador do CSF, Luis Rodrigues, e pelo chefe de Divisão do CSF, Filipe Carvalho, analisou as duas dezenas de propostas recebidas e elaborou o programa da 6ª edição, que decorrerá de 4 a 8 de outubro no Convento Dão Francisco. A qualidade das propostas apresentadas levou a que muitas sejam integradas ao longo dos próximos meses na programação regular do equipamento municipal.

PUBLICIDADE

“Aqui já se cantou de galo!” é o espetáculo que inaugura, no dia 4, a edição deste ano do festival, e vai decorrer no Grande Auditório do CSF, às 21h30. Com a participação especial de Cuca Roseta, o espetáculo conta ainda com Bruno Costa, António Ataíde, Catarina Moura, Francisco Costa, Nuno Botelho e Ni Ferreirinha, e o público será desafiado a refletir sobre as perspetivas mais conservadoras e liberais ao Fado/Canção de Coimbra.

No dia 5 de outubro, às 17:00, O Trio Memorie Popolari e o duo in.dia, convida a viajar no “Expresso: Coimbra|Nápoles”. Trata-se de um espetáculo que pretende ser um encontro de culturas que refletem as diferenças e as semelhanças entre a Canção de Coimbra e a Canção Napolitana, ambas patrimónios culturais das suas respetivas regiões.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia seguinte, às 21:30, destaque para o concerto “Memórias de uma Guitarra”, em homenagem a Humberto Matias, que contará com a presença do próprio e do Quarteto de Coimbra. Humberto Matias é uma figura central na história da Canção de Coimbra tendo acompanhado à viola muitos dos grandes nomes desta expressão musical única no mundo.

Já no dia 7, às 18:00, na Sala D. Afonso Henriques, o projeto As Vozes do Xisto reúne um grupo de artistas focados na música de proveniência não-urbana enquanto ferramenta para o empoderamento das comunidades e na valorização de seu papel ativo no combate à homogeneização cultural. O projeto da Associação Pinhal Cultural realiza-se numa feliz parceria com a Associação Cultural Museu da Música de Coimbra. No mesmo dia, Inês Santos e João Farinha dão voz ao projeto Rosa Negra que pretende afirmar sonoridades diferentes para um Fado, que sim, é de Coimbra, renovando-o e modernizando-o.

A encerrar o Festival, no dia 8, às 18:00 o Coro da Baixa de Coimbra – BAIXaVOZ apresenta-se ao público, pela primeira vez, com o espetáculo “Vozes dos dias arriscados”. O Coro da Baixa de Coimbra resulta de um projeto comunitário desenvolvido com os alunos da escola básica EB 1 de São Bartolomeu que realizaram duas oficinas de poesia/haikus e cujo resultado será integrado no espetáculo. O seu repertório evoca a memória musical multifacetada da Baixa de Coimbra e o Coro contará com a participação especial do grupo Toeira Trupe.

Os bilhetes têm um custo associado de 8 euros e de 6 euros para os espetáculos que vão decorrer no Grande Auditório do CSF e de 5 euros e 3 euros para os espetáculos previstos para a Sala D. Afonso Henriques. O Cartão de Amigo CSF é aplicável aos espetáculos do Festival, garantindo um desconto de 40%.

Para mais informações, os interessados devem contactar a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15:00 e as 20:00) através do telefone 239 857 191 ou do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE