Conecte-se connosco

Lazer

Festival Brew! traz novas tendências cervejeiras ao Parque Verde a partir desta sexta-feira 

Publicado

em

O Brew! Coimbra – Festival da Cultura e das Novas Tendências Cervejeiras arranca na próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, na margem esquerda do rio Mondego. Um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Exploratório e promotora Brew!, que vai juntar 25 cervejeiros, 30 marcas e mais de 150 referências de cervejas artesanais nacionais e internacionais, street food, bandas musicais, conversas e debates, jogos e muita animação, num ambiente familiar a acolhedor. O evento termina no domingo, dia 11 de setembro.  

O Brew! Coimbra – Festival da Cultura e das Novas Tendências Cervejeiras está de volta, depois de dois anos de interregno devido à pandemia da COVID-19, e promete animar a margem esquerda do Mondego, junto ao Exploratório, de sexta-feira, dia 9, a domingo, dia 11 de setembro. O evento vai juntar 25 cervejeiros, 30 marcas, 150 referências de cervejas artesanais nacionais e internacionais, 10 operadores de street food e muita animação, com o programa cultural a cargo da CM de Coimbra. A entrada no evento é livre, mas quem quer experimentar a cerveja terá de adquirir o copo do festival pelo valor de 3€.

O programa cultural do Brew! Coimbra conta com atuações de projetos artísticos da cidade. Filipe Furtado Trio, Não há 2 sem 3 e A Boy Named Sue preenchem a agenda musical do primeiro dia de festival. Já o segundo dia fica a cargo de The Rob Salinger Band e Victor Torpedo e o último do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, do Grupo do Beco e do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. A somar à música, há outros desafios e uma conversa alargada sobre sustentabilidade dos eventos promovida em conjunto com a revista Coimbra Coolectiva.  

Recordamos que, na conferência de apresentação do evento, que decorreu no início de junho, o presidente da Câmara, José Manuel Silva afirmou que “o Brew! vai transformar-se numa marca de Coimbra e vai levar o nome da cidade mais longe”. “A Câmara Municipal de Coimbra é agora uma verdadeira parceira”, acrescentou José Manuel Silva, referindo que o objetivo passa por “tornar o festival cada vez mais uma referência nacional e internacional”. E concluiu: “É a septemberfest da cerveja em Coimbra”.

“É este tipo de eventos que pretendemos para Coimbra, em que nos associamos a quem tem o know-how”, afirmou, por sua vez, o vice-presidente da Câmara, Francisco Veiga, explicando que a autarquia entendeu associar um conjunto de bandas musicais ao avento, de forma a engrandecer ainda mais o festival. “Esta é uma parceria em que todos ganham e quem ganha verdadeiramente é a cidade”, concluiu Francisco Veiga. “O que nós temos para 2022 é uma proposta de crescimento”, afirmou, na conferência, o fundador do evento, João Claro, acrescentando que o festival conjuga “boa música e bem-estar com um programa cultural, científico, cervejeiro e familiar”.  

Recorde-se que o Brew! Coimbra é uma marca que nasceu no concelho e tem todas as condições para ser um evento cada vez mais consolidado, de referência na região Centro e na cidade de Coimbra em particular, como espaço de conhecimento, de práticas culturais alternativas responsáveis e ecologicamente equilibradas, que dignificam o seu património cervejeiro. O evento vai ter início às 17h00 de sexta-feira, dia 9 de setembro, e encerra às 22h00 de domingo, dia 11 de setembro. No dia 9, sexta-feira, encerra à 1h00. No sábado, está aberto das 13h00 à 1h00 e no domingo das 13h00 às 22h00.

Coimbra vai acolher, ainda, a partir de hoje e até 9 de setembro, o concurso cervejeiro nacional Ibeerian Awards, o único concurso internacional de cerveja em Portugal. O concurso cervejeiro decorrerá no espaço Coola Boola, na Praça do Comércio, e passa a estar integrado no festival Brew! Coimbra, com a apresentação das cervejas galardoadas a ser feita no primeiro dia do festival. O Ibeerian Awards muda-se, assim, em 2022, para Coimbra, com o intuito de consagrar a crescente aposta e dedicação na área microcervejeira, numa cidade que dispõe de um prestigiante património cervejeiro. Ambos os eventos são uma aposta de peso na internacionalização de um fator de atratividade turística para a região.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com