Vamos

Festival Beira Rio é uma “maratona musical”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 13-06-2024

Mais de 800 intérpretes, entre alunos e professores de música e outros artistas, participam na 8.ª edição do Festival Beira Rio, que acontece em Leiria nos dias 22 e 23. 

PUBLICIDADE

Organizado pelo Orfeão de Leiria, o festival promove mais de seis dezenas de momentos musicais e performances de dança ao ar livre ou em espaços junto ao rio Lis.

Entre o programa, anunciado hoje, o Orfeão de Leiria destacou o espetáculo “Porta dos murmúrios”, que estreia no Teatro José Lúcio da Silva no dia 22, onde serão interpretadas obras de artistas plásticos famosos, num rodopio artístico que cruza a dança, a música e a pintura.

PUBLICIDADE

“Através da linguagem do movimento, os bailarinos interpretam as emoções, cores e formas presentes nas obras de grandes artistas como Van Gogh, Picasso e Monet, numa viagem artística que nos leva além das telas e nos permite sentir a paixão e criatividade desses mestres da pintura”, referiu o conservatório de artes, em comunicado.

O festival desenrola-se também no Moinho do Papel, Museu de Leiria, Igreja de Santo Agostinho e, sobretudo, num palco instalado no Jardim de Santo Agostinho.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo dos dois dias serão apresentadas diversas performances de dança, recitais e momentos concertantes de variada escala, envolvendo coros, orquestras, ensembles de música antiga, formações jazz e classes e conjuntos de instrumentos.

De acordo com a organização, Beira Rio pretende “oferecer à comunidade o que de melhor se faz no Orfeão de Leiria”, numa maratona musical que envolve os vários departamentos, desde a escola de música até ao conservatório sénior, passando pela escola de dança e o Coro do Orfeão de Leiria, que está na origem da instituição fundada em 1946.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE