Mundo

Festejos da vitória de Liverpool acabam com 27 feridos vítimas de atropelamento

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 dia atrás em 27-05-2025

Imagem: Paulo Ellis / AFP

O atropelamento múltiplo de hoje na cidade de Liverpool, durante os festejos da conquista do campeonato de futebol britânico pelo clube desta cidade do norte de Inglaterra, obrigou à hospitalização de 27 feridos, anunciaram as autoridades locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa conferência de imprensa, a chefe-adjunta da polícia de Merseyside, Jenny Sims, afirmou que o atropelamento não está a ser tratado pelas autoridades como terrorismo, mas sim como um incidente isolado.

PUBLICIDADE

David Kitchen, do Serviço de Ambulâncias do Noroeste, indicou que 27 feridos foram levados para vários hospitais de Liverpool, dois deles em estado grave.

“Infelizmente, quatro dos feridos são crianças”, uma delas em estado grave, adiantou o mesmo responsável.

Um paramédico de bicicleta também foi atingido, mas não ficou gravemente ferido.

De acordo com Jenny Sims, cerca de 20 feridos ligeiros foram assistidos no local.

O indivíduo detido pelo atropelamento é um cidadão britânico de 53 anos, anunciou a polícia.

“Podemos confirmar que o homem detido é um homem branco britânico de 53 anos, da zona de Liverpool, afirmou um porta-voz da polícia de Merseyside, citado pela BBC, numa altura em que corriam rumores nas redes sociais de que o presumível atacante era um terrorista islâmico.

“Pedimos às pessoas que não especulem sobre as circunstâncias do incidente desta noite em Water Street”, no centro da cidade de Liverpool, adiantou a mesma fonte.

O desastre seguiu-se a uma tarde de festa em que milhares de adeptos do Liverpool assistiram ao desfile do troféu da Premier League no centro da cidade.

Na conferência de imprensa em Liverpool, as autoridades não adiantaram possíveis motivos do atropelamento, estando a apelar à população para que faça chegar informação sobre as circunstâncias do incidente.

O comandante dos bombeiros de Merseyside, Nick Searle, adiantou que os serviços de emergência encontraram à chegada quatro pessoas presas debaixo do automóvel monovolume.

Três adultos e uma criança foram retirados de debaixo do veículo e encaminhados para a ambulância, referiu Searle.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, indicou nas redes sociais que está a ser informado da situação e agradeceu à polícia a sua rápida resposta.

“Os acontecimentos de Liverpool são terríveis – os meus pensamentos estão com todos os feridos ou afetados”, disse Starmer.

“Quero agradecer à polícia e aos serviços de emergência pela sua resposta rápida e contínua a este incidente chocante”, adiantou.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE