Vamos

Festas do Concelho de Góis com Rui Veloso como cabeça de cartaz

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-08-2022

Rui Veloso é o cabeça de cartaz das Festas do Concelho de Góis, que decorrem de 08 a 20 de agosto, com um programa diversificado que inclui também atividades de educação ambiental nas praias fluviais do município.

PUBLICIDADE

“Preparámos um programa apelativo, que tem como fim permitir àqueles que nos visitam ter aqui momentos de lazer e desfrutar do que temos para oferecer durante este período”, disse hoje o presidente deste município do distrito de Coimbra, em conferência de imprensa.

Segundo Rui Sampaio, após dois anos de interregno, devido à pandemia da covid-19, a expectativa para os festejos, que vão ser distribuídos por vários espaços e locais da vila, “é boa e vai ser superada”.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o programa, os primeiros quatro dias são dedicados a iniciativas de educação ambiental nas praias fluviais de Peneda, Canaveias e Alvares, situadas ao longo do Rio Ceira, um dos afluentes do Rio Mondego, que atravessa o concelho de Góis.

Mas, no primeiro dia de festividades, é ainda apresentado o livro “Ainda não é desta”, de Sandra May, integrado no projeto cultural “Um sonho pela Nacional 2”, estrada que liga Chaves a Faro e que passa em Góis.

PUBLICIDADE

No dia 12, é apresentado o livro “A Máscara de Cortiça” – Foliar Livros em Terras do Xisto, e é inaugurada a Feira das Tasquinhas e o Mercadinho/Feira Sem Regras.

O dia termina com um concerto dos 7 Saias, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira.

Góis assinala o Dia do Município a 13 de agosto, com uma sessão solene, e à noite atua o cantor Rui Veloso no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira.

Um festival de folclore anima a tarde do dia 14, que ao serão conta com um concerto de FF e da Filarmónica Varzeense e da Banda da Associação Educativa e Recreativa de Góis.

No dia 15, o destaque do programa vai para o espetáculo de Tatiana Pinheiro & Companhia e uma caminhada noturna, cujo ponto de encontro será na Praça da República.

A animação vai manter-se até ao dia 20, com concertos musicais e a Feira das Tasquinhas.

“Tradicionalmente, o concelho de Góis é muito procurado em agosto por várias razões: primeiro são as pessoas naturais concelho que tê aqui habitação e regressam durante o mês, os emigrantes, aqueles que procuram este tipo de festividades e depois os participantes na concentração motard, que são sempre largos milhares”, sublinhou o presidente da Câmara.

O vice-presidente da autarquia, Nuno Bandeira, adiantou que o alojamento no concelho está esgotado, o que “perspetiva que teremos muitas pessoas”, e que a Feira das Tasquinhas se vai prolongar até ao final da concentração motard para responder às necessidades de oferta gastronómica.

A 29.ª Concentração Motard de Góis, considerada a segunda maior do país, vai decorrer de 18 a 21 de agosto, estando a apresentação do programa agendado para a próxima semana.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE