Coimbra

Festas de S. Gonçalinho em Aveiro sem lançamento de cavacas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 29-12-2020

As festas em honra de São Gonçalinho, em Aveiro, que decorrem em janeiro, não vão contar com o tradicional lançamento de cavacas do alto da capela devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

PUBLICIDADE

As cavacas são arremessadas por devotos em pagamento de promessas e, no largo da Capela, situado no bairro típico da Beira-Mar, juntam-se multidões para apanhar as muitas toneladas do típico doce, atirado ao som do sino.

PUBLICIDADE

A Mordomia de São Gonçalinho entendeu que a tradição não podia deixar de ser cumprida, com a devida higiene e segurança, e por isso preparou um programa adaptado ao contexto de pandemia que se vive atualmente, optando por falar “em celebrações e não festas”.

Em comunicado, a Mordomia esclarece que as celebrações irão decorrer entre os dias 07 e 11 de janeiro, de quinta a segunda, dando “a hipótese à população do Bairro da Beira-Mar e a todos os fiéis de se deslocarem à Capela”, “evitando os indesejados ajuntamentos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante estes dias, a capela vai estar aberta entre as 09:00 e as 22:00, exceto nas horas definidas para as missas de quinta-feira, sábado e domingo, nas quais será dada a possibilidade, a cada devoto, de trazer um saco de cavacas para bênção.

“Na impossibilidade de termos o habitual lançamento de cavacas, este é o formato que disponibilizamos para que a tradição não seja esquecida”, refere a organização.

O “saco solidário” é outra modalidade de cumprimento de promessas, em que as pessoas terão a possibilidade de oferecer o valor de compra dos sacos de cavacas para o projeto Vera Vida, uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz.

Na componente religiosa, haverá a procissão no domingo, 10 de janeiro, às 11:00, com o auxílio de uma viatura que irá percorrer as várias ruas do bairro da Beira-Mar.

Relativamente à parte mais lúdica, haverá apenas um concerto presencial, no dia 08, pelas 21:99, no Teatro Aveirense, com os Capitão Fausto.

Nos dois dias seguintes, os espetáculos serão online, com a participação de diversos artistas de Aveiro que farão uma pequena performance a partir das suas casas.

A festa termina a 11 de janeiro, pelas 22:00, com uma mensagem da Mordomia de São Gonçalinho, que será divulgada nas suas redes sociais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE