Conecte-se connosco

Coimbra

Festas de S. Gonçalinho em Aveiro sem lançamento de cavacas

Publicado

  em

As festas em honra de São Gonçalinho, em Aveiro, que decorrem em janeiro, não vão contar com o tradicional lançamento de cavacas do alto da capela devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a organização.

As cavacas são arremessadas por devotos em pagamento de promessas e, no largo da Capela, situado no bairro típico da Beira-Mar, juntam-se multidões para apanhar as muitas toneladas do típico doce, atirado ao som do sino.

A Mordomia de São Gonçalinho entendeu que a tradição não podia deixar de ser cumprida, com a devida higiene e segurança, e por isso preparou um programa adaptado ao contexto de pandemia que se vive atualmente, optando por falar “em celebrações e não festas”.

Em comunicado, a Mordomia esclarece que as celebrações irão decorrer entre os dias 07 e 11 de janeiro, de quinta a segunda, dando “a hipótese à população do Bairro da Beira-Mar e a todos os fiéis de se deslocarem à Capela”, “evitando os indesejados ajuntamentos”.

Durante estes dias, a capela vai estar aberta entre as 09:00 e as 22:00, exceto nas horas definidas para as missas de quinta-feira, sábado e domingo, nas quais será dada a possibilidade, a cada devoto, de trazer um saco de cavacas para bênção.

“Na impossibilidade de termos o habitual lançamento de cavacas, este é o formato que disponibilizamos para que a tradição não seja esquecida”, refere a organização.

O “saco solidário” é outra modalidade de cumprimento de promessas, em que as pessoas terão a possibilidade de oferecer o valor de compra dos sacos de cavacas para o projeto Vera Vida, uma Casa Abrigo para vítimas de violência doméstica do Centro Social e Paroquial da Vera Cruz.

Na componente religiosa, haverá a procissão no domingo, 10 de janeiro, às 11:00, com o auxílio de uma viatura que irá percorrer as várias ruas do bairro da Beira-Mar.

Relativamente à parte mais lúdica, haverá apenas um concerto presencial, no dia 08, pelas 21:99, no Teatro Aveirense, com os Capitão Fausto.

Nos dois dias seguintes, os espetáculos serão online, com a participação de diversos artistas de Aveiro que farão uma pequena performance a partir das suas casas.

A festa termina a 11 de janeiro, pelas 22:00, com uma mensagem da Mordomia de São Gonçalinho, que será divulgada nas suas redes sociais.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com