Festas da Cidade abrem com Torneio Internacional de Roller Derby

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-06-2017

No fim-de-semana de 1 e 2 de Julho o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM) acolhe o Quad Cup – International Roller Derby Tournament (torneio internacional de roller derby).

PUBLICIDADE

unnamed (10)

O Roller Derby é um desporto coletivo de contacto, predominantemente feminino, inventado nos Estados Unidos por volta de 1930. Jogado em patins de rodas paralelas, é um desporto que requer agilidade, força, velocidade, controle, visão periférica, comunicação e trabalho de equipa. É considerada uma das modalidades desportivas que atualmente mais cresce em todo o mundo.

PUBLICIDADE

O desporto só chegou a Portugal em 2011, com a fundação de uma liga no Porto. Em Coimbra, a equipa Rocket Dolls Roller Derby Coimbra surgiu em 2014. Hoje, conta com cerca de 30 praticantes, entre jogadoras e árbitros. Além destas duas cidades, em Portugal a modalidade ainda está presente em Lisboa, Leiria, Loulé e Almada.

A iniciativa é inédita no país e integra a programação das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel. Na pista oval desenhada no piso do PMMMM estarão cerca de 100 participantes, entre atletas, técnicos e árbitros, vindos de diferentes países europeus.

PUBLICIDADE

publicidade

O evento é organizado pela equipa local, as Rocket Dolls Roller Derby Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC). As anfitriãs receberão as Liberty Rebellion Roller Derby (Leiria), as Black Thunders Derby Dames de Madrid (Espanha) e as Gones N’Roses Roller Derby de Lyon (França).

O calendário de jogos prevê a realização de 8 jogos, com o primeiro a ter início ao meio-dia de sábado. Nessa noite os participantes reúnem-se no espaço Jardim da Cerveja para jantar seguido de convívio aberto ao público com o DJ’A Vu.

No Domingo, as competições são retomadas às 10:15 com as equipas que somaram mais pontos no dia anterior, estando a grande final marcada para as 12:15.

A cerimónia de entrega de prémios acontecerá depois pelas 14h30 com representantes de diversas entidades parceiras, incluindo Carlos Cidade, Vereador do Desporto da CMC.

Sábado

12.00h – Rocket Dolls RD Coimbra vs Black Thunders DD Madrid

13.10h – Liberty Rebellion RD Leiria vs Gones n’ Roses Lyon

14.20h – Black Thunders DD Madrid vs Gones n’ Roses Lyon

15.30h – Liberty Rebellion RD Leiria vs Black Thunders DD Madrid

16.40h – Rocket Dolls RD Coimbra vs Liberty Rebellion RD Leiria

17.50h – Gones n’ Roses Lyon vs Rocket Dolls RD Coimbra

Domingo

10.15h – Jogo de apuramento do 3º e 4º lugar

12.25h – Jogo de apuramento do 1º e 2º lugar

14.30h – Entrega de Medalhas

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE