Vamos

Festa do Teatro de Cantanhede

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-03-2015

Oito semanas depois do início, o XVII Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede termina no próximo sábado, 28 de março, às 21h30, com um encontro entre os mais de 330 elementos dos 14 grupos cénicos participantes nesta ação de dinamização da atividade teatral promovida pela Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

unnamed (5)

O programa do encerramento inclui a representação de “Frozen – O Reino do Gelo”, pelas Pequenas Vozes de Febres, conforme ditou o sorteio realizado para determinar o espetáculo final do certame, após o que haverá entrega de diplomas a todos os intervenientes, seguido de uma ampla confraternização em torno da mesa posta com iguarias que cada coletividade se encarregará de providenciar.

PUBLICIDADE

O convívio terá lugar no salão da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede na noite seguinte ao Dia Mundial do Teatro, efeméride que os elementos dos grupos participantes no certame irão assinalar assistindo à produção “Novas Diretrizes em Tempo de Paz”, da autoria de Bosco Brasil, pela Escola da Noite, no Teatro da Cerca de S. Bernardo, em Coimbra. No final da peça, haverá oportunidade para um diálogo com o elenco e a equipa de produção, bem como para uma visita às instalações da companhia.

Trata-se de uma ação de carácter pedagógico destinada a proporcionar o reforço de competências para valorizar as próximas edições do ciclo de teatro, iniciativa que a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a organizar desde 1998, com o objetivo de estimular a dinamização desta atividade cultural, através do apoio às associações que queiram desenvolver atividade neste domínio. Nesse sentido, e à semelhança de anos anteriores, foi organizado um programa de atuações que deu oportunidade aos grupos de teatro de apresentarem o seu trabalho cénico em, pelo menos, dois locais diferentes do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Da avaliação preliminar que é possível fazer desde já à presente edição, os resultados são francamente positivos, quer ao nível da afluência de público, quer no que diz respeito ao forte intercâmbio entre as coletividades participantes, tendo-se gerado, como se esperava, uma intensa dinâmica de partilha de experiências entre entidades que perseguem objetivos comuns ao nível do teatro e, de modo mais abrangente, no campo da cultura.

O Município de Cantanhede concedeu um apoio financeiro (750,00€) a todos os grupos participantes, colaborou na promoção e divulgação dos espetáculos e assumiu a logística administrativa, desde a calendarização ao encerramento.

+ GRUPOS PARTICIPANTES

– Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal” da Associação Juvenil Zambujal e Fornos

– Grupo de Teatro Experimental “A Fonte” – Murtede

– Grupo de Teatro, Arte e Cultura da Associação Musical da Pocariça

– Grupo de Teatro “Renascer” do Centro Social de Recreio e Cultura da Sanguinheira

– Grupo de Teatro Cordinha d’Água do Grupo Folclórico “Os Lavradores” de Cordinhã

– GATT – Grupo Amador de Teatro da Tocha da Associação Recreativa e Cultural 1.º de Maio

– Grupo de Teatro Amador da União Recreativa de Cadima

– Grupo de Teatro da ACDC – Associação Cultural e Desportiva do Casal

– Grupo de Teatro do C.C.R. Pena

– Grupo de Teatro da Associação do Grupo Musical das Franciscas

– Grupo de Teatro S. Pedro, Cantanhede

– Grupo Cénico do CSPO – Centro Social e Polivalente de Ourentã

– Grupo de Teatro Amador de Ançã – “Novo Rumo”

– Pequenas Vozes de Febres

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE