Vamos

Festa do Livro regressa a Ansião

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-06-2022

A Festa do Livro está de regresso na quarta-feira a Ansião, este ano totalmente em modo presencial, com iniciativas que se prolongam até domingo, anunciou hoje a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

“Com a XXV Feira do Livro como pano de fundo, na Praça do Município, ponto central da programação (…), muitas outras atividades irão decorrer paralelamente para celebrar o poder das palavras”, anunciou aquela autarquia do distrito de Leiria.

De acordo com o programa, estão previstas sessões de contos, na Biblioteca Municipal, com Thomas Bakk e Luiz Guarnieri, havendo ainda “Livros com Ciência”, com dinamização do Clube da Ciência do Agrupamento de Escolas de Ansião.

PUBLICIDADE

É também da responsabilidade do agrupamento a primeira edição do concurso “Soletrando”, decorrendo ainda a prova final de outro concurso que já vai na sexta edição, “Ler é AltaMente”

Apresentação de livros, declamação de poesia por Alice Neto Sousa, atuação de tunas e um concerto pelo Coimbra Gospel Choir são outras das atividades, num programa que tem diversas iniciativas destinadas aos mais novos, como insufláveis, jogos e modelagem de balões.

PUBLICIDADE

publicidade

“Outras manifestações de arte marcarão presença, como a dança, através da atuação do polo de Santiago da Guarda da Escola de Dança Diogo de Carvalho”, lê-se na nota de imprensa, referindo ainda também a “Oficina Stencil – pintura de t-shirts”, dinamizada por Rui Cavalheiro.

A programação encerra com a representação de “A Rainha e o Ancião”, pelo Grupo de Teatro “O Mellinho”, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Melo, acompanhado pela Escola de Cordas e Coro Infantil “A Maltinha”, da Associação Cultural e Artística Nascente do Nabão.

“Exposição de castelos, elaborados por alunos do Agrupamento de Escolas de Ansião, ‘Montras de Letras’ nos espaços comerciais aderentes, e a 3.ª edição de ‘Somos Capa | Book Face’, um desafio à criatividade da comunidade, associando a capa de um livro ao rosto/corpo do participante”, estão igualmente entre as propostas nos cinco dias da Festa do Livro.

À agência Lusa, a vereadora Cristina Bernardino destacou, entre outras atividades, o concurso “Ler é AltaMente”, no qual se promove o gosto pela leitura, assim como a apresentação de um conto por uma jovem do concelho.

Elencando ainda as iniciativas que vão da poesia, à música ou à dança, Cristina Bernardino assinalou que é “tudo dentro da moldura que são os livros”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE