Cidade

Festa da Flor e da Planta traz cores e aromas à Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-05-2019

A baixa de Coimbra enche-se de cores, aromas, sabores e animação no próximo sábado, dia 18 de maio, com a realização de mais uma edição da Festa da Flor e da Planta, organizada pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

PUBLICIDADE

A grande novidade é que os visitantes vão cruzar-se com tapetes floridos na calçada das principais vias da ‘baixinha’.

PUBLICIDADE

publicidade

A novidade de mais uma edição da Festa da Flor e da Planta é a criação de tapetes florais naturais que estarão espalhados num circuito que compreende o Patim da Igreja de Santa Cruz, a Rua Direita, a Rua da Louça, a Rua do Corvo, o Largo do Poço, a Rua dos Sapateiros, as Escadas de São Tiago, a Rua Adelino Veiga, as Escadas de São Bartolomeu e as Escadas do Gato, na baixa de Coimbra. Esta é uma nova aposta da CM Coimbra para dinamizar o evento e, também, para envolver o tecido associativo, uma vez que cabe às coletividades de Coimbra a criação e a execução destes tapetes.

A Festa da Flor e da Planta decorre entre as 10h00 e as 18h30, com a participação de mais de meia centena de expositores, o maior número de sempre verificado no evento que vai para a sua 12.ª edição.

PUBLICIDADE

Participam desde floristas, a viveiristas, vários representantes de produtos biológicos, associações de âmbito cultural e recreativo, maioritariamente de natureza etnográfica e folclórica, uma instituição de ensino vocacionada para a área da agronomia, o Horto Municipal, uma esteireira, entre outros participantes, que recorrem a flores, plantas, produtos de origem biológica ou à doçaria tradicional para imprimir ao evento, por si só, de elevada expressão criativa, um caráter mais inovador.

O eixo urbano que liga a Praça 8 de Maio ao Largo da Portagem contará, também, com animação ao longo do dia.

O certame será marcado, no período da manhã, pela atuação da Banda Filarmónica de Ceira (às 10h30), a que se segue um desfile de trajes relativos ao tema “Papoilas e Pirilampos”, com a colaboração da Marcha Popular de Ribeira de Frades (às 11h00). A programação integra, ainda, a recriação de tradições populares da região de Coimbra, por parte de grupos de etnografia e folclore, seja através de um desfile etnográfico, onde não faltarão os pregões de outrora (às 11h30), seja pela presença de um vasto conjunto de expositores com gastronomia e doçaria tradicional da região. O Grupo “Tiroliro”, da Aposénior, atua às 15h00, o Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” às 16h00, e as Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra às 16h30.

A realização de um workshop, que versará a construção de um minijardim suspenso com recurso a plantas suculentas, dinamizado pelo “Espaço Madurinha”, acontecerá pelas 14h00, sendo de acesso gratuito.

Com esta iniciativa anual, cuja data da presente edição coincide com o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, a CM Coimbra pretende celebrar a natureza e chamar a atenção dos cidadãos para a prática de condutas que promovam a biodiversidade e para a importância do estudo das plantas na conservação do meio ambiente e na melhoria da agricultura, assim como na produção sustentável de alimentos, sem esquecer a horticultura, a silvicultura ou a produção de bens não-alimentares.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE