Coimbra

Festa da Flor e da Planta dá mais vida à Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-05-2018

No sábado, dia 5 de maio, a Câmara Municipal de Coimbra celebra a natureza fazendo sair à Baixa da cidade flores, plantas e muita animação, no âmbito de mais uma edição da Festa da Flor e da Planta, que decorrerá na Praça 8 de Maio e nas ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, entre as 10:00 e as 18:30.

PUBLICIDADE

O evento pretende sensibilizar os cidadãos para a prática de condutas que promovam a biodiversidade valorizando a beleza, o valor ornamental, espiritual, odorífico, medicinal, artístico, cultural e económico que as flores e as plantas encerram neste âmbito.

PUBLICIDADE

A iniciativa reúne mais de meia centena de expositores, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural e recreativo, e uma instituição de ensino vocacionada para a agronomia. As principais artérias da Baixa acolhem, assim, pitorescos quadros florais que imprimem a esta ação de rua muita cor, alegria e criatividade.

O certame será marcado pela recriação de tradições da região de Coimbra, por parte de coletividades do concelho, seja através de um desfile etnográfico onde não faltarão os pregões de outrora (pelas 11h00), seja pela presença de expositores com gastronomia e doçaria tradicional.

PUBLICIDADE

publicidade

A realização de um workshop sobre plantas purificadoras do ar, dinamizado por Paula Maduro, representa uma das novidades da iniciativa.

Entre as 14:30 e as 15:30 e versará sobre a importância das plantas na purificação e desumidificação do ar, em contexto doméstico

. De acesso gratuito (com inscrição prévia, junto do expositor “Espaço Madurinha”) permitirá o contacto com plantas que absorvem gases poluentes ou que eliminam a humidade, com a certeza de que serão, ainda, dadas “dicas” sobre cuidados de manutenção das plantas de interior.

Não faltarão, ao longo do dia, diferentes apontamentos de animação musical que imprimem um ambiente ainda mais festivo à iniciativa, designadamente, pela presença da Tuna Souselense (das 12h00 às 12h30), das Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra (pelas 15h00) e do Grupo de Concertinas “Sons de Casconha” (pelas 16h00).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE