Com a chegada do outono, muitos recorrem ao chá para se aquecerem, mas fazê-lo de forma correta exige atenção a alguns detalhes. Embora seja comum colocar a água a ferver num púcaro ou chaleira e de seguida despejá-la na chávena com a saqueta, este método não é adequado para todos os tipos de chá.
De acordo com a Oriental Leaf, cada chá indica na embalagem o tempo ideal de infusão, e seguir essas instruções é essencial. Surpreendentemente, nem sempre a água precisa de estar completamente fervida; usar um temporizador ajuda a controlar o tempo com precisão.
A temperatura da água é determinante para o sabor: se estiver demasiado quente, pode tornar o chá amargo. De forma geral, chás verdes e brancos devem ser preparados entre 60°C e 84°C, enquanto chás pretos e de ervas precisam de 94°C a 95°C.
PUBLICIDADE
Lisa Marie Gennawey, especialista em chá, explica à Better Homes and Gardens que ferver a água cria um movimento circular, aquecendo-a uniformemente até atingir a temperatura ideal. Por isso, a utilização do microondas não é recomendada, já que não permite esta uniformização.
Outras dicas essenciais incluem sempre começar com água filtrada e nova, evitando reutilizar água que sobrou na chaleira, pois esta perde oxigénio.
Seguindo estas orientações simples, poderá desfrutar de um chá perfeito, quente e reconfortante, ideal para os dias frios do outono.
PUBLICIDADE