Coimbra

Fernando Seabra Santos despede-se das salas de aula mas anuncia novidades para breve (com vídeos)

Zilda Monteiro | 2 anos atrás em 13-10-2022

Física, ciência, matemática e até história foram alguns dos temas que marcaram a “última lição” de Fernando Seabra Santos, que decorreu esta quinta-feira, no auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no Polo II.

PUBLICIDADE

Perante um auditório cheio, onde se vislumbrava uma audiência muito diversificada, o antigo reitor da UC abordou diversos temas que marcaram o seu trabalho enquanto professor. Foi uma aula didática mas também pontuada por momentos de grande interação com o público. E como nem só de conhecimento se faz a aprendizagem, juntou a esta sessão um ingrediente especial, uma “pitada” de humor que manteve a audiência participativa, envolvida e divertida.

O tema “Encontro das Águas” inspirou os vários tópicos apresentados nesta última lição, que assinala a aposentação do professor catedrático da FCTUC.

PUBLICIDADE

No final, depois de uma emotiva despedida, Fernando Seabra Santos assumiu que nunca na sua vida profissional tinha dado “uma aula com uma diversidade tão grande na audiência”. Apesar da longa experiência, diz que foi “um desafio”, daí que tenha procurado “adaptar os conteúdos por forma a tentar conseguir interessar as várias pessoas que previa que pudessem vir”. E foi um auditório cheio que o recebeu nesta última aula, o que muito o sensibilizou.

Anunciou também que vai apresentar, no próximo dia 6 de dezembro, às 17h00, no auditório da reitoria da UC, um livro sobre a sua atividade enquanto reitor. “É um livro que ainda está ligado a esta fase da minha vida profissional, que irá reunir os textos e discursos que proferi enquanto reitor e presidente do conselho de reitores”, adiantou ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Fernando Seabra Santos assumiu o cargo de reitor entre 2003 e 2011. Foram, como diz, “oito anos intensos” e de que muito se orgulha. Uma das “obras” que mais se destacam destes mandatos foi precisamente a candidatura da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia a património da Humanidade pela UNESCO.

“É um dos projetos de que me orgulho pelo desafio que constituiu, pela importância que tem na valorização e projeção da Universidade e pela boa correspondência que existe entre a instituição e as caraterísticas que eram exigidas para a classificação”, destaca.

Esse será, portanto, um dos temas que constará, com certeza, nesta obra que vai lançar em dezembro.

Fernando Seabra Santos, cientista de reconhecido mérito, é doutorado pela Universidade de Grenoble (França), na área de Oceanografia Física, e foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC.

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, ocupou também o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) entre 2007 e 2010.

Fora do mundo académico, em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988. Mais tarde, em 2011, lançou o CD “Hoje”, com letras e músicas de sua autoria, e que teve a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino.

Ao nível empresarial, Seabra Santos fundou a Friday – Ciência e Engenharia do Lazer, SA, empresa que tem como objetivo conceber, projetar, construir e comercializar dispositivos náuticos com uma elevada componente de tecnologia e inovação. Esta empresa foi considerada, em 2020, Leading Specialists in Floating Home Design – Europe pela revista alemã BUILD.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE