Universidade

Fernando Seabra Santos dá Última Lição na Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-10-2022

O antigo Reitor da Universidade de Coimbra (UC) Fernando Seabra Santos vai lecionar a sua “Última Lição” no próximo dia 13 de outubro.

PUBLICIDADE

Com o tema “Encontro das Águas”, a última lição assinala a aposentação do Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).  A cerimónia tem lugar, às 17 horas, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Fernando Seabra Santos, cientista de reconhecido mérito, é Doutorado pela Universidade de Grenoble (França), na área de Oceanografia Física, e foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC.

PUBLICIDADE

publicidade

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, os seus mandatos ficaram marcados pela criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência. Em abril de 2003, lançou a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade, cujo dossier coordenou diretamente durante oito anos e apresentou formalmente à UNESCO em dezembro de 2010.

Entre 2007 e 2010, ocupou o cargo de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), período em que decorreram as principais reformas do ensino superior, entre as quais a Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime Jurídico das Instituições (RJIES), Agência de Avaliação e Acreditação (A3ES) e Processo de Bolonha, entre outras.

PUBLICIDADE

Fora do mundo académico, em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988. Mais tarde, em 2011, lançou o CD “Hoje”, com letras e músicas de sua autoria, e que teve a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino. 

Ao nível empresarial, Seabra Santos fundou a Friday – Ciência e Engenharia do Lazer, SA, empresa que tem como objetivo conceber, projetar, construir e comercializar dispositivos náuticos com uma elevada componente de tecnologia e inovação. Esta empresa foi considerada, em 2020, Leading Specialists in Floating Home Design – Europe pela revista alemã BUILD.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE