Economia

Fernando Medina relata “interesse muito grande” de ministros das Finanças da União Europeia sobre crise em Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 08-12-2023

O ministro das Finanças, Fernando Medina, relatou hoje o “interesse muito grande” dos seus homólogos da União Europeia (UE) sobre a crise política em Portugal, mas garantiu-lhes que o país “está, do ponto de vista financeiro, numa situação estável”.

PUBLICIDADE

“Naturalmente, há sempre um interesse muito grande por parte dos vários países sobre o que se passa em Portugal e sobre a situação portuguesa, [mas] tive ocasião de transmitir aos meus colegas informações mais precisas sobre a nossa realidade, informando que Portugal está, do ponto de vista financeiro, numa situação estável”, disse Fernando Medina.

PUBLICIDADE

Falando aos jornalistas portugueses em Bruxelas, após as reuniões do Eurogrupo na quinta-feira e do Ecofin hoje, o governante elencou que Portugal tem “o seu orçamento aprovado e […]os instrumentos necessários para que o país viva em normalidade do ponto de vista económico e do ponto de vista financeiro”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além disso, “temos perspetivas de crescimento que se mantêm e que se são superiores às da zona euro, quer relativamente a 2023, quer relativamente ao ano de 2024 e, depois, teremos o que é normal em todos os países que é a democracia a funcionar com eleições legislativas marcadas para dia 10 de março”, adiantou Fernando Medina.

O ministro português das Finanças disse ainda ter salientado aos seus homólogos europeus “que o país tem, neste momento, os instrumentos e a determinação de, enquanto [o atual Governo] estiver em funções, prosseguir esta política”.

PUBLICIDADE

O Presidente da República anunciou a dissolução da Assembleia da República e convocou eleições antecipadas para 10 de março de 2024, na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro, António Costa.

A escolha da data visava a votação final global do OE2024, cuja aprovação aconteceu no passado dia 29 de novembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com