Cinco pessoas perderam a vida no domingo, na descida da serra de Monchique, num acidente que chocou.
Entre as vítimas estão Jorge Costa, conhecido como ‘Juary’, de 55 anos, de Santarém, residente há cerca de 10 anos em Lagoa, e o filho Cristiano Costa, de 17; Carlos Soares, de 58 anos, amigo de Jorge e residente também em Lagoa; Vítor Santos, proprietário do restaurante ‘A Marisqueira’, em Carvoeiro; e o neto deste, Gonçalo Oliveira, estudante de Direito e presidente da Juventude Social Democrata (JSD) de Lagoa, que completara 21 anos apenas no dia anterior, dá conta o Correio da Manhã.
O grupo seguia de regresso a Lagoa num Jaguar, conduzido por Carlos Soares, quando a viatura se despistou antes da ponte da Carrasqueira, caindo cerca de 20 metros por uma ribanceira. O carro explodiu e incendiou-se de imediato, provocando também um foco de incêndio na vegetação envolvente, rapidamente controlado pelos bombeiros.
PUBLICIDADE
“Era frequente combinarem aos domingos de manhã irem tomar o pequeno almoço juntos. No passado domingo combinaram ir a Monchique. Jorge levou o filho Cristiano. Estava de férias com o pai”. Já Carlos “convidou o amigo Vítor que por sua vez convidou o neto Gonçalo que tinha feito 21 anos no dia antes da tragédia. Estavam os cinco a regressar a Lagoa, quando a viatura se despistou”, relata o mesmo jornal.
Segundo testemunhas, um turista estrangeiro que seguia numa autocaravana tentou prestar ajuda, mas teve de se afastar devido às chamas. Infelizmente, todas as cinco vítimas acabaram por morrer carbonizadas.
A GNR, através de militares especializados em acidentes de viação, realizou perícias no local do acidente para apurar as circunstâncias que levaram o carro a sair da estrada. No asfalto ainda permanecem marcas de travagem dos pneus da viatura.
Gonçalo Oliveira residia em Lagoa, estudava Direito em Lisboa e era presidente da JSD de Lagoa, além de candidato a deputado municipal nas próximas eleições autárquicas. O PSD Algarve decretou luto institucional e o partido destacou “a generosidade, bondade, espírito lutador e boa disposição” do jovem, sublinhando que “o seu exemplo de vida será uma inspiração para os demais”.
Jorge Costa, antigo jogador de futebol no Fazendense, viu o seu falecimento lamentado pelo clube: “É com profundo pesar e consternação que recebemos a notícia do trágico falecimento do ex-jogador Jorge Costa ‘Juary’ e do seu filho, vítimas de um acidente que abalou toda a comunidade desportiva”, declarou a Associação Desportiva Fazendense.
O Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos, onde Cristiano Costa estudava, enviou as “mais sentidas condolências à família e aos amigos”. A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa manifestou também o seu “profundo pesar pelo falecimento do aluno Gonçalo Oliveira, que exerceu na Escola uma intensa atividade académica”, expressando solidariedade à família, amigos e ao Núcleo de Estudantes Sociais-Democratas.
O acidente deixou a comunidade de Lagoa, Monchique e Carvoeiro em choque, com familiares, amigos e vizinhos a lamentarem a perda trágica de cinco vidas, algumas delas jovens e promissoras.
PUBLICIDADE