Escolas

Férias Ativas para crianças de Oliveira do Hospital

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 23-07-2014

O mês de julho marca o arranque das “Férias Ativas” na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital que visam ocupar as crianças, em idade escolar, de forma lúdico-pedagógica seguindo a prática “aprender a brincar.

PUBLICIDADE

As “Férias Ativas” são dirigidas às crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, que participam divididas em dois grupos de trabalho. Até 1 de agosto, as tardes são preenchidas com atividades que vão ao encontro das expetativas e interesse destas crianças e que possam contribuir para aumentar o seu conhecimento e saber. Procura-se também fomentar a partilha, a socialização e a interação tão importantes nestes grupos etários.

 O tempo é de férias e de descansar mas também de manter o corpo e mente ocupadas com atividades que estimulem e divirtam, ocupando este período da melhor maneira. Para isso, ao longo das sessões serão dinamizadas várias oficinas, de diferentes áreas do saber: escrita criativa; ilustração; expressão dramática; teatro de fantoches, instrumentos musicais; expressão plástica; expressão e desenvolvimento motor; visitas ao património local; e oficinas de ambiente e floresta.

PUBLICIDADE

publicidade

No arranque desta iniciativa o entusiasmo entre os participantes do primeiro grupo de trabalho era evidente. Nas instalações da Biblioteca Municipal desenvolveram-se as primeiras oficinas de escrita, expressão dramática e ilustração que tiveram por base a fábula de La Fontaine, “O Corvo e a Raposa”. Seguiu-se a visita ao património local que conduziu o grupo de crianças à descoberta do património de Avô, e depois uma tarde de desportos radicais no Parque do Mandanelho. Destaque também para a oficina de ambiente e floresta que tem proporcionado aos mais novos um desafio ambiental, num animado jogo de questões relacionadas com estas duas áreas do saber. Além das mais simples perguntas e respostas, são colocados outros desafios que testam os conhecimentos dos participantes.

Promovidas pelo Município, as “Férias Ativas” são dinamizadas pela educadora de infância e monitores da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, e têm como objetivos proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, cultural e lúdico, no período de férias escolares de Verão e implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres dos mais novos.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE