A página de Facebook Meteo Trás-os-Montes alertou para a eventual formação de um fenómeno associado ao ciclone Marta.
Segundo a publicação, há um “possível Sting Jet” com entrada prevista entre as 18:00 e as 19:00, entre Viana do Castelo e a Figueira da Foz, situação que poderá agravar as condições meteorológicas nas próximas horas.
PUBLICIDADE
O aviso surge poucos dias depois de várias depressões, que deixaram um rasto de destruição em Portugal e levou mesmo o Governo a decretar situação de calamidade nas zonas mais afetadas.
Especialistas explicam que o fenómeno, chamado “sting jet”, é considerado incomum no país. O meteorologista Nuno Lopes, do IPMA, descreveu-o como “um fenómeno raro”, lembrando que apenas há registo de episódios semelhantes em 2009 e 2018, durante a passagem do furacão Leslie, que devastou a Figueira da Foz.
De acordo com o instituto, citado pelo Notícias ao Minuto, “o sting jet é uma forte corrente descendente” que pode atingir a superfície e provocar rajadas superiores a 150 km/h numa área reduzida, normalmente localizada a sudoeste do núcleo da depressão. O fenómeno também terá ocorrido no final do mês de janeiro com a chegada das várias depressões: Ingrid, Joseph, Kristin.
Perante a possibilidade de um novo episódio, autoridades e meteorologistas recomendam acompanhar as previsões oficiais e manter atenção redobrada à evolução do estado do tempo.