Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Região

Feira “Sabores da Terra” em Penacova marca o início do novo projeto de mercadinhos locais (com vídeos)

Bruna Correia | 1 ano atrás em 11-11-2022

A feira “Sabores da Terra” abriu portas esta sexta-feira, 11 de novembro, em Penacova, e promete o melhor da gastronomia regional. Até domingo, 13 de novembro, o pavilhão Aniceto Simões é palco de mais de duas dezenas de expositores com diversos produtos, como mel e enchidos. Este evento é também o início de um projeto para “estimular o comércio local”.

PUBLICIDADE

Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova, partilhou ao Notícias de Coimbra que esta novidade pretende arrancar já no próximo ano de 2023 de mês a mês e resume-se a mercadinhos locais. “Vão ter um formato itinerante, ou seja, andando de aldeia em aldeia, por todas as freguesias, durante o próximo ano, nesta lógica de estimular o comércio local e o produto local”, disse.

Durante os três dias do certame “Sabores da Terra” os pequenos produtores locais têm para venda diversos produtos, como castanhas, mel, batatas, legumes, fruta, pão, broa, queijos, enchidos, cerveja artesanal, tremoços e bolos caseiros. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

publicidade

Celestina Ralha, de Foz do Caneiro (aldeia em Penacova), tem na sua banca chouriço, farinheira e morcela, mas não falta a sua famosa broa de milho, trigo e centeio. Marca presença nas feiras de artesanato em Penacova e Lorvão e os seus produtos são todos feitos por si.

A música popular também faz parte desta feira. Este sábado, 12 de novembro, realiza-se o espetáculo do Rancho Folclórico, Cultural e Etnográfico de São Pedro de Alva, às 17h. Às 22h subirá ao palco o artista Tiago Silva, o mais carismático finalista do programa “The Voice Portugal”, da RTP.

PUBLICIDADE

No domingo, às 16h, haverá um espetáculo com o Rancho Típico de Miro “Os Barqueiros do Mondego”. Às 20h subirá ao palco o “Saturno”, grupo musical que fez furor nas décadas de 70 e 80 do século passado.

Este último dia conta ainda com um showcooking pelo chef Nuno Cordeiro, às 14h, denominado “Do mercado ao prato”. Trata-se de um programa de dinamização de 19 mercados e feiras promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra em parceria com a Câmara de Penacova e financiado pelo CENTRO 2020.

Haverá também uma transmissão de cinco horas do programa “Aqui Portugal, em direto na RTP1 e RTP Internacional, a mostrar o património histórico e paisagístico e alguns dos artistas deste concelho do distrito de Coimbra.

O evento “Sabores da Terra” não se resume apenas à feira. Há um conjunto de restaurantes do concelho que, integrados num festival gastronómico com o mesmo nome, servem até final de dezembro nos seus estabelecimentos de restauração alguns dos pratos mais tradicionais desta época do ano: arroz de míscaros, serrabulho, cabrito e chanfana.

“Os visitantes podem esperar uma feira virada para os produtos da terra e para a cultura tradicional. Decorre num formato mais abrangente. Nos anos anteriores deu-se muito destaque ao mel, não é que não tenha destaque nesta feira, mas quisemos juntar o excesso de produção dos pequenos produtores para terem aqui uma forma de fazerem o escoamento desses produtos”, salientou Álvaro Coimbra.

No sábado o certame funcionará entre as 12h e as 2h e, no domingo, das 12h às 19h.

Veja os vídeos dos diretos do NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com