Feira Popular com entrada gratuita para todos!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-05-2017

A Feira Popular de Coimbra/Santa Clara 2017 – que se realiza entre os próximos dias 30 de junho e 16 de julho, na Praça da Canção – terá entrada gratuita graças ao apoio financeiro concedido pela Câmara Municipal de Coimbra, informa a CMC através de comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

José Simão e Manuel Machado assinam o contrato que está a espantar muita gente por causa das divergências entre e a Junta e a Câmara.

José Simão e Manuel Machado assinam o contrato que está a espantar muita gente por causa das divergências entre e a Junta e a Câmara.

O documento que formaliza a atribuição de 50.993,75 euros – o “Contrato Interadministrativo com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas relativo aos apoios à realização da ‘Feira Popular de Coimbra/Santa Clara 2017’” – foi assinado ontem, no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado.

O subsídio de 50.993,75 euros fora recentemente aprovado, pelo executivo da CMC (17 de abril último) e pela Assembleia Municipal de Coimbra (28 de abril), sendo que a quantia a atribuir foi calculada com base na receita de bilheteira dos últimos três anos.

PUBLICIDADE

publicidade

O contrato foi assinado por Manuel Machado e por José Simão, presidente da entidade organizadora da feira, a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.

A CMC reafirma  que para além da referida verba, o contrato estabelece ainda apoios em meios humanos, materiais e logísticos camarários “no montante global de 19.926,50 euros”. Ou seja, a CMC comparticipa a feira com um total que ronda 70 mil euros. Por último, cede à União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas o espaço municipal Praça da Canção e isenta esta entidade do pagamento de taxas municipais.

PUBLICIDADE

feira popular

Já no que diz respeito aos feirantes, o contrato ontem assinado prescreve que “os interessados em instalarem-se no recinto do evento com atividades económicas sujeitas a licenciamento, autorizações ou comunicações prévias previstas na lei, devem vir junto da Câmara Municipal de Coimbra solicitá-las e pagar as devidas taxas”.

A informação enviada pela CMC a NDC refere que “Na opinião do presidente da CMC, Manuel Machado, “interessa que a Feira Popular tenha o maior número possível de pessoas e, em vez de se cobrarem entradas, o evento vai atrair mais gente”. O autarca admite que há pessoas e famílias para quem o pagamento da entrada faz diferença. Além disso, argumentou Manuel Machado, o facto de os visitantes não precisarem de pagar entrada, permitirá maior disponibilidade para que possam usufruir do que é proposto no recinto da feira. Manuel Machado referiu ainda que se trata de uma medida para aumentar os visitantes do certame que, conforme as informações de que dispõe, tem vindo a diminuir. Contudo, José Simão garantiu que os visitantes têm vindo a aumentar”

Actualização: 

José Simão reage a declarações de Manuel Machado através do Facebook:

feira popular josé Simão

Entretanto, questionado sobre se tinha sido obrigado a assinar o contrato, o Presidente da União de Freguesias de Santa Clara e  Castelo Viegas declarou:

Se não assinasse não havia Feira Popular. Os 50 mil euros são uma farsa que nos vai por obrigar a fazer um peditório as pessoas que vão à Feira. O contrato que me viste assinar foi um sapo vivo que me obrigaram a engolir. Desde que comecei a organizar FP todos os anos tive mais visitantes. Aqui não há mentiras porque há bilhetes na entrada, não é a pluviômetro”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE