Coimbra

Feira à moda antiga animou Tentúgal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-04-2017

Domingo, dia 30 de abril, foi tempo de mercar no Parque Verde de Santa Luzia, junto ao adro da capela de Nossa Senhora dos Olivais, em Tentúgal.

PUBLICIDADE

unnamed (11)
Décio Matias, chefe de gabinete do Presidente da Câmara acompanhado dos vereadores Abel Girão e Jorge Camarneiro, do presidente da Junta de Freguesia de Tentúgal, Raul Leitão, e de elementos do executivo da junta, marcou presença na iniciativa e referiu: “É com um prazer redobrado poder assistir ao renovar da tradição com a Feira à Moda Antiga. Muito me agrada ver o dinamismo do tecido associativo da freguesia, nomeadamente o Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, que assume, pelo 4º ano consecutivo, a organização de uma iniciativa que prestigia a freguesia de Tentúgal e o concelho”. “Este é um dia em que se celebra a cultura, a tradição e a gastronomia”, reforçou.

unnamed (12)
Organizada pelo Rancho Folclórico Flores da Casa do Povo de Tentúgal, a iniciativa teve à disposição dos visitantes cerca de três dezenas de stands de antiguidades, artesanato, queijos e enchidos, doçaria, não faltando um espaço para petiscos.
Cristina Portela, da organização, referiu: “É bom manter viva a tradição e mostrar aos mais novos o artesanato e as profissões, bem como lembrar aos mais velhos os tempos de antigamente”.
De igual modo, José Craveiro, coordenador do rancho, lembrou que “mercar é uma forma de ganhar a vida, por isso esta feira quer também ser mais uma forma de permitir que os participantes tenham outra oportunidade para ganhar o seu sustento”. “Provavelmente, esta feira existe desde a 1ª Dinastia e era uma forma que as pessoas tinham de se abastecer no fim do Inverno, providenciando alguns bens até à altura das colheitas”.
A iniciativa começou às 10h com a leitura da Carta de Feira, seguindo-se a representação “Caminhos de Santiago” e chegada dos romeiros. Depois das Trindades do meio dia, seguiu-se o almoço e a animação com o grupo “Amigos de Nossa Senhora dos Olivais”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE