Vamos

Feira Medieval de Penela “é a segunda mais antiga do país” e valoriza património histórico e cultural

Notícias de Coimbra com Lusa | 11 meses atrás em 23-05-2023

 A edição deste ano da Feira Medieval de Penela decorre no sábado e no domingo, como aposta da Câmara Municipal e entidades parceiras para valorizar o património histórico e cultural do concelho.

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa “proporciona um verdadeiro momento de cooperação e articulação entre a escola e a comunidade”.

No calendário, o evento inspirado na Idade Média vai coincidir com os dois últimos dias da 1ª Semana Gastronómica da Caça, que começou na segunda-feira e que termina no domingo.

PUBLICIDADE

A 27.ª Feira Medieval, no Castelo de Penela, é uma organização do município, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e a sua Associação de Pais.

Penela, concelho do distrito de Coimbra que obteve carta de foral em 1137, pretende “materializar a valorização do património histórico e cultural”, promovendo o seu “usufruto como espaço e tempo de memórias vivas”, adiantou Eduardo Nogueira dos Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca salientou que a Feira Medieval de Penela “é a segunda mais antiga do país”, a seguir à congénere de Coimbra, que é realizada habitualmente no largo da Sé Velha, na Alta da cidade.

Trata-se de “um evento que, ao longo dos anos, se transformou numa concreta afirmação da identidade local, aliada à origem medieval de Penela”, além de se ter afirmado como “uma referência a nível regional”.

No sábado, o programa arranca às 12:00, com o “xamaril pelos trovadores”, sendo apresentado, meia hora depois, o “auto de abertura da feira com alardo e mostra de peças bélicas, panejamentos e acampamento castrense”.

Segue-se, entre as 13:00 e as 14:30, “comeres e beberes com sabores de antanho”, “folguedo nas tabernas de beberes fartos”, “ronda do meirinho e do almotacé pelos tendeiros” e “folias com taberneiros”, informou o município numa nota enviada à Lusa.

A partir das 15:00, a tarde festiva prossegue com “bailias pelo povo”, “lendas de magia para os infantes”, “cortejo real e bênção da feira”, “danças mouriscas” e “teatro assombrado”, entre outros momentos nas áreas da leitura, música e teatro popular, estando previsto, para as 20:00, “fartos manjares, petiscos e beberes nas tabernas”.

O serão inclui ainda diversas folias e encerra à meia-noite, após um espetáculo, com início às 23:00, intitulado “Norns Fogo Ancestral”.

“Estas vivências, com cariz fortemente lúdico e didático, permitem ainda fortalecer os laços com o património imaterial desde a infância, num esforço de envolvimento e de livre expressão artística entre a comunidade estudantil, a comunidade local e os visitantes”, enfatizou o presidente da Câmara.

No domingo, a Feira Medieval reabre às 12:00 com mais realizações, incluindo “folguedos com as gentes do burgo”, “cortejo, leitura da carta da feira e bênção das gentes” e “comeres tradicionais e beberes de mão-cheia nas tabernas”, seguidas de algumas das atividades do primeiro dia, entre outras.

Às 19:30, é celebrado o “rito de encerramento dos festejos e folguedos”, antes da “selagem das pipas”, às 20:00.

No mesmo dia, termina a Semana Gastronómica da Caça, em que “podem ser degustados os melhores pratos de caça em cinco restaurantes de Penela que aceitaram o desafio da Câmara Municipal para criar uma ementa com esta temática”.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE