Primeira Página

Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital: “O hino ao labor dos pastores e das queijeiras”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 19-03-2024

A maior Festa do Queijo de Portugal regressa ao centro da cidade de Oliveira do Hospital nos dias 23 e 24 de março.

PUBLICIDADE

“O queijo Serra da Estrela  vai ser o rei, com cinco queijarias com denominação de origem protegida [DOP], salientou, esta terça-feira, 19 de março, o presidente da autarquia.

A feira/festa conta com a participação de mais de 230 de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e muita gastronomia.

PUBLICIDADE

“É o hino que dirigimos anualmente ao labor dos pastores e das queijeiras e daqueles que conservam uma atividade tradicional”, salientou José Francisco Rolo.

O autarca sublinha que a Festa do Queijo Serra da Estrela tem tradição de gerar boas condições de negócio e riqueza para os seus produtores, tem a particularidade de ser uma grande alavanca da economia local.

PUBLICIDADE

publicidade

A organização garante tratar-se de um certame que ” mostra a genuinidade do mundo rural” e a excelência de um conjunto de produtos endógenos, representando um investimento a rondar os 120 mil euros. O retorno é garantido, assegura José Francisco Rolo, apontando “o efeito multiplicador” que a Festa do Queijo tem na economia local.

“Estão reunidas todas as condições para que este evento, de dimensão nacional, atraia cerca de 50 mil visitantes a Oliveira do Hospital, dando centralidade a Oliveira do Hospital mas também ao Queijo Serra da Estrela, assim como a outros produtos locais de qualidade.

O edil reforça que “é uma grande operação económica e de marketing”.

Ao longo dos dois dias, estima-se que passem pelo certame mais de 50 mil visitantes. Na tarde do primeiro dia do evento, irá decorrer também o 32.º capítulo da Confraria do Queijo Serra da Estrela, que tem prevista a participação de 45 confrarias de todo o país e estrangeiro. 

O evento arranca sábado, pelas 9:00, com a inauguração oficial marcada para as 10:30. O programa inclui showcooking, provas de queijo e de vinhos mostra de animais, oficinas de produção de queijo, tosquia de ovelhas, confeção de doce de abóbora e do mega requeijão.

Já o programa de animação inclui grupos de teatro, de concertinas, fanfarras e tunas e artistas da região, que atuam nos diferentes palcos do recinto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE