Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 28 de maio

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-05-2017

 

PUBLICIDADE

O Município de Oliveira do Hospital promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 28 de maio a 1 de junho no Largo Ribeiro do Amaral (entre as 10:00 e as 22:00).

unnamed (25)

PUBLICIDADE

Ao longo de cinco dias, o certame irá proporcionar diversas atividades complementares à oferta das livrarias e papelarias da cidade que estarão presentes nesta edição – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – além da banca das Bibliotecas Municipais com as edições de chancela do Município e da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital.

Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, cada um dos dias é dedicado a um público específico, proporcionando-se atividades direcionadas num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural proporcionada pela programação do certame. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar aliciantes descontos.

PUBLICIDADE

publicidade

Com abertura oficial agendada para o próximo domingo, pelas 14H30, o dia inaugural é dedicado à Literatura Oral e Tradicional e será promovido um encontro de escritores/autores concelhios, que são também alvo de uma exposição de homenagem. Apresentação do site “CulturaOHP”, poesia, atuações musicais, e a apresentação do livro “Meruge, contributos para a história da freguesia” de Pedro Pina Nóbrega preenchem o dia.

No dia seguinte, 29 de maio, a programação é dedicada aos Idosos e Cidadãos Portadores de Deficiência com a apresentação do projeto “guitARCIAL_guitarra inclusiva” pelos utentes da Arcial e de um conto de “Kamishibai” pelos utentes da St. Casa da Misericórdia de Galizes. A tarde será animada pelos idosos das IPSS concelhias que irão cantar e fazer pequenas dramatizações. A dinamização de uma oficina sobre reutilização de materiais, atuações musicais e apresentação da obra literária da Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital são outros pontos de interesse.

Terça-feira, 30 de maio é o dia do 3.º CEB e Secundário e em destaque estará o livro “Fredo” de Ricardo Fonseca Mota, vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, que marcará presença na 12.ª Feira do Livro. Destaque ainda para a apresentação da peça de teatro “Loucuras do Romeu e Julieta”, uma oficina temática de figuras religiosas em cortiça e mais um encontro do Clube de Leitura em Voz Alta, com poesia musicada.

Os alunos do 1.º CEB serão o centro das atenções no penúltimo dia do certame (31 de maio) em que são convidados para a apresentação do livro “Solta-se um beijo… gosto de ti” de Alice Cardoso, autora que fará também o espetáculo “Voando pelo Mundo do Sonho”. Haverá também a conhecida atividade “Leitores em Movimento” que convida à atividade física; uma oficina temática de bijuteria; e a noite será preenchida com o concurso de Leitura em Voz Alta com os alunos do 1.º, 2.º e 3.º CEB.

É com a comemoração do Dia da Criança que termina mais uma edição da Feira do Livro de Oliveira do Hospital. Neste dia, a programação é inteiramente dedicada aos mais novos, em particular em idade pré-escolar, que podem conhecer de perto o livro “O Toiro Azul” de Manuela Costa Ribeiro e saber mais sobre ilustração com Anabela Dias. Leitores em Movimento e a dramatização do conto “A Carochinha e o João Glutão” pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais são outros atrativos, bem como uma oficina de marcadores de livros, e um zumba familiar inserido no programa mOHve-te. Nestes dois últimos dias haverá insufláveis, pipocas e muita animação, comemorando-se o Dia dos Irmãos e o Dia do Nariz Vermelho, respetivamente.

A 12.ª Feira do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital com a colaboração da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, das Bibliotecas Públicas Municipais, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE