Coimbra

Feira do Livro de Oliveira do Hospital abre portas dia 21 de maio

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-05-2015

O Município de Oliveira do Hospital, em parceria com a ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, as Bibliotecas Públicas Municipais, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e a EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital, promove mais uma edição da Feira do Livro que decorrerá de 21 a 24 de maio no espaço multiusos do Mercado Municipal (entre as 10H e as 22H).

PUBLICIDADE

unnamed (15)

Durante quatro dias, a Feira do Livro de Oliveira do Hospital irá proporcionar diversas atividades complementares da oferta das livrarias e papelarias da cidade que estarão presentes nesta edição – Anita Papelaria, Copiarte, Livraria Pérola e Meio Mundo – além da banca das Bibliotecas Municipais com as edições de chancela do Município.

PUBLICIDADE

Como é marca da Feira do Livro de Oliveira do Hospital, que assinala dez anos, cada um dos dias é dedicado a um público ou tema específico, proporcionando-se atividades direcionadas num claro incentivo a que toda a população visite e usufrua da oferta cultural e musical proporcionada ao longo de toda a programação do certame. A realização deste evento representa também um incentivo às compras no comércio local sendo que as livrarias e papelarias presentes irão praticar um aliciante desconto de 15% durante os quatro dias e aos leitores que efetuarem compras de valor igual ou superior a 15 euros serão oferecidos bilhetes de cinema.

O dia inaugural, 21 de maio, é dedicado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ao longo do dia, estes alunos visitarão a Feira do Livro onde irão assistir à apresentação do livro “os Lobos no cemitério perdido” de José Carlos Completo. Será também dramatizado o conto “Alvoroço na Biblioteca” pela equipa da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital (BMOH).

PUBLICIDADE

publicidade

Além de um momento de atividade física, “Leitores em Movimento” dirigido aos alunos, serão entregues os certificados aos participantes no concurso nacional “Heróis da Fruta”. Destaque ainda para a oficina “Vamos fazer um livro” (17H30) e para o Concurso de Leitura em Voz Alta das Bibliotecas Escolares do AEOH (21H00).

No segundo dia, o Município promove a visita dos alunos do pré-escolar à Feira do Livro, onde vão encontrar atividades como a apresentação do livro do dia, “O meu Irmão vem aí” de Rita Nunes; a dramatização “Alvoroço na Biblioteca” e “Leitores em Movimento”, com a presença do amigo Ruca, personagem adorada pelas crianças. Destaca-se a dinamização do “Mercadinho da Primavera” pelos vários jardins de infância do concelho ao início da manhã. No final do dia haverá uma oficina de “Iniciação à fotografia” (19H00) seguindo-se um sarau cultural “Festival Infantil da Canção” com as IPSS do concelho (20H30).

Sábado é o dia das Instituições com Valência de Idosos e ao início da tarde será dinamizada uma atividade no âmbito do projeto “Viver a Ler +” pela equipa da BMOH. Às 16H00 decorrerá a apresentação do livro “A Viagem” de João Carlos Barreiros. No dia 23 de maio serão dinamizadas duas oficinas: “Arranjos Florais para Interiores” (10H00) e “Iniciação à Técnica EVA” (17H00). Atuações musicais e exibição do filme de animação “Abelha Maia” complementam a programação deste terceiro dia.

É com o Dia da Literatura Oral e Tradicional que terminará a Feira do Livro 2015. A manhã de domingo começará com a oficina “deCoração com Pasta de Açúcar” seguindo-se um momento desportivo de zumba para toda a família, com a colaboração do pelouro do Desporto. À hora do almoço, com a colaboração da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, será servida uma Sopa do Arguina. O livro do dia é “A Nossa História, os pedreiros e o seu verbo de segredos” de Jorge Mendes, cuja apresentação está agendada para as 15H30, seguindo-se uma oficina de “O Dialeto do Arguina”. A atuação do Grupo de Cantares da Casa do Povo de Nogueira do Cravo, às 21H, antecede o encerramento do certame.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE