Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Feira de Tábua de 2022 cancelada por falta de condições financeiras

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 28-06-2022

A Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) não se vai realizar por causa do corte financeiro de 572 mil euros nas transferências do Orçamento do Estado e devido ao aumento de preços em consequência da guerra na Ucrânia.

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Tábua, Ricardo Cruz, disse hoje à agência Lusa que desde o início do mandato a preocupação passa, designadamente, pelo “reequilíbrio financeiro” da autarquia e, nesse sentido, houve dois pontos que levara a Câmara Municipal a “refletir” na decisão de não realizar o evento.

“O corte financeiro de cerca de 572 mil euros na transferência do Orçamento do Estado foi um golpe duro naquilo que era a nossa estratégia. Depois, há esta questão do mundo, com a guerra na Ucrânia. E, efetivamente, a escalada de preços tem sido enorme”, explicou o autarca daquele município do distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Ricardo Cruz admitiu que não há orçamento para “fazer um certame digno de Tábua, digno da dimensão deste concelho”.

“A opção mais ponderada e de maior transparência que podemos assumir é efetivamente que não estamos em condições de assumir um certame que nos custa mais de 150 mil euros, quando temos estes cortes todos e temos de fazer, digamos assim, um reequilíbrio financeiro nessa mesma matéria”, sublinhou.

PUBLICIDADE

A Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua (FACIT) também não se tinha realizado em 2020 e em 2021 devido à pandemia provocada pela covid-19.

Este ano, o evento não vai ocorrer para “criar condições para que no futuro” se volte a ter a FACIT.

Questionado pela Lusa sobre o possível regresso do certame, Ricardo Cruz adiantou que a perspetiva é realizar a FACIT em 2023, “a não ser que os cortes de mantenham”.

“Em 2024, está mais do que garantida a realização da FACIT com alto impacto e com alta qualidade. Em 2023, pondera-se ou não mediante a trajetória que façamos da escalada de preços que está a acontecer e do corte, ou não, do Orçamento do Estado”, acrescentou.

Apesar de não se concretizar o evento em 2022, no que diz respeito às festividades, o autarca adiantou que existe um movimento associativo que tem organizado “todos os fins de semana” festividades no concelho.

Ao nível da calendarização promovida pelo Município de Tábua, o autarca destacou a iniciativa “Cultura do Mundo” e “História da Música” que vão decorrer em agosto e setembro, e ainda a programação em torno dos 20 anos da Biblioteca Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com