A 633ª edição da maior e mais emblemática festa popular do país vai ter uma duração de 46 dias. A Feira de São Mateus é inaugurada esta noite, às 21:30, pelo Primeiro-ministro, Luís Montenegro, e até 21 de setembro promete muitos momentos felizes aos milhares de visitantes que são esperados.
“Viseu, a cidade para ser feliz” é o mote da edição deste ano, que traz novidades na área da sustentabilidade, música para todos os públicos, muitas atividades desportivas, os habituais espaços de diversão, momentos de dança, iniciativas para crianças e na área da saúde e bem-estar, artesanato, entre diversas outras propostas. Na oferta gastronómica, o Campo do Viriato passa a contar com uma nova Praça da Alimentação e foi também renovado o espaço dedicado à venda de enguias.
PUBLICIDADE
A Feira de São Mateus foi o primeiro evento do género, em Portugal, a receber o certificado de sustentabilidade e vai dar continuidade a esse processo. Na vertente social, foi criado um espaço para acolher crianças e jovens autistas, que ali são acompanhadas por profissionais da área, garantindo-lhes conforto e bem-estar e tornando a Feira cada vez mais inclusiva. Na vertente ambiental, destaque para a Rota da Consciência Ambiental, em que os visitantes da Feira irão encontrar pelo recinto informações sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e haverá dois murais criados por alunos de escolas de Viseu, sobre a temática da sustentabilidade, colocados em duas das entradas do Campo do Viriato. Pretende-se, assim, consciencializar os milhares de visitantes da Feira para estas problemáticas.
Haverá cerca de 60 atividades, para amadores e profissionais, com destaque para: a 42ª Meia Maratona Carlos Lopes (20 de setembro), o 4º Torneio de Gaming, a 4ª Maratona de Cycling, o 2º Passeio BTT, o 4º Torneio de Padel e um Torneio de Artes Marciais que será uma novidade.
Lukas Graham, o dinamarquês que é voz de diversos sucessos internacionais, atua a 14 de agosto, mas ao longo de toda da Feira há muitos artistas para ver e ouvir: Matias Damásio (08 de agosto), Dillaz (09 de agosto), GNR (11 de agosto), Calema (12 de agosto), Para Sempre Marco (15 de agosto), FernandoDaniel(16 de agosto),Nininho Vaz Maia(19 de agosto),Bárbara Tinoco (22 de agosto), Miguel Araújo (23 de agosto), Carolina de Deus (26 de agosto), Gipsy Kings (30 de agosto), Joana Almeirante (02 de setembro), Mariza (05 de setembro), Canta Bahia (06 de setembro), Taxi (09 de setembro), Fingertips (12 de setembro), Bispo (13 de setembro), João Só (16 de setembro), Padre Guilherme (19 de setembro) e Rita Guerra (20 de setembro).
A 2ª edição do festival do interior do país acontece a 29 de agosto e é um dos pontos altos da programação da Feira. O rapper brasileiro Matûe é o cabeça de cartaz, mas há mais nomes no programa: Van Zee, Lon3r Johny e ProfJam e DJ Perez. O Mateus Fest é destinado, especialmente, ao público mais jovem que não tinha um festival com estas características na região centro. Para além dos concertos, vai haver tatuagens, barbearia e pinturas faciais, vivendo-se um dia de verdadeiro espírito festivaleiro no recinto. Os bilhetes para o festival custam 20 euros.
“O verão, em Viseu, ganha um brilho especial com a nossa Feira de São Mateus, a rainha de todas as feiras, festas e certames do país, bem no coração de Portugal”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “A Feira é o verdadeiro palco da felicidade e dos reencontros, de viseenses e amigos, de perto e de longe, dos nossos emigrantes e também vizinhos. A cada ano, pese embora os seus seis séculos de história, reinventa-se para estar à altura da ocasião, das exigências do público, mas sempre preservando e valorizando a sua identidade, os seus sabores e tradições. É isso que faz dela autêntica, genuína, única no seu todo”, afirma o Presidente da Câmara. “Tenho assistido de perto a este crescimento e muito me apraz constatar que a Feira de São Mateus não se fecha em si mesma, procurando ter impacto e uma marca positiva, quer do ponto de vista ambiental como social, cada vez mais inclusiva”, enaltece Fernando Ruas. “Estou certo que serão 46 dias de festa, com muitas e boas experiências para vivenciar na Cidade-Feliz”, remata o autarca.
Pedro Alves, presidente da Viseu Marca (entidade organizadora da Feira), sublinha que “A Feira de São Mateus é um grande evento nacional que queremos que seja para todos, inclusivo e, por isso, esta forte aposta na sustentabilidade, não só na sua vertente ambiental, mas também, e muito importante, na vertente social. O espaço que criámos este ano para acompanhar crianças autistas é prova disso. Esta medida junta-se a outras que já tínhamos implementado, como o espaço em que as pessoas com mobilidade reduzida podem assistir mais confortavelmente aos espetáculos. A sustentabilidade na vertente ambiental é outras das nossas marcas, em que já temos trabalho feito junto dos expositores, e nesta edição trazemos uma Rota da Consciência Ambiental para continuar a consciencializar os nossos milhares de visitantes para estas problemáticas. Queremos que seja mais uma Feira de São Mateus em que se criam boas memórias e em que as pessoas são felizes, ou não fosse o mote da edição deste ano “Viseu, a cidade para ser feliz”. Trabalhamos para isso, garantindo nestes 46 dias de Feira uma oferta muito variada, diversão, música, gastronomia, desporto, a 2ª edição do Mateus Fest e muito mais, num dos eventos mais antigos e emblemáticos do país, em que juntamos tradição e modernidade. Cá esperamos por todos, no sítio do costume. Lanço o repto para que venham ser felizes em Viseu”.
PUBLICIDADE