Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Feira de Leiria está de regresso em 2022

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 05-04-2022

A Feira de Leiria está de regresso em 2022, após dois anos de interrupção devido à pandemia, e hoje apresentou um conjunto de medidas de segurança que contemplam o aumento do espaço em mais seis mil metros quadrados.

PUBLICIDADE

“O evento terá cuidados redobrados” relativamente à segurança sanitária, prometeu o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, durante o anúncio de mudanças para responder à pandemia durante a histórica feira do concelho, que acontece entre 30 de abril e 29 de maio.

A principal novidade passa pela deslocalização da área de alojamento dos feirantes, permitindo que a Feira de Leiria ocupe uma área superior a 42 mil metros quadrados, na zona desportiva – mais seis mil metros quadrados do que nas edições anteriores.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos um recinto mais amplo e mais seguro, onde se pode circular com uma oferta diferente. Vai ser algo bastante positivo para a atual e para edições futuras”, sublinhou Gonçalo Lopes.

A vereadora das feiras e grandes eventos, Catarina Louro, reforçou que haverá “mais condições de higiene e segurança” para os 500 mil visitantes esperados, com “corredores mais amplos, mais espaço para circular, mais espaço para gerir eficientemente as filas e para dar mais condições aos operadores”.

PUBLICIDADE

O regresso da Feira de Leiria ao modelo pré-pandemia é também uma aposta do município para relançar a atividade de agentes económicos e culturais, associações e parceiros.

“Fomos, a nível nacional, o [primeiro] município a assumir, no início do ano, em plena última vaga pandémica, que em maio teríamos de organizar o evento. Muitos acharam que seria arriscado. Hoje estou confiante que vamos ter um evento extraordinário no contexto do que é a dinamização cultural e económica e pelas dinâmicas que vamos trazer a Leiria em maio. Será o grande evento do ano”, considerou o presidente da Câmara na apresentação da Feira de Leiria.

Gonçalo Lopes acredita que a Feira de Leiria vai contribuir para relançar Leiria “como território atrativo, quer em número de visitantes, quer de atividade económica”, cuja representação terá destaque reforçado, com a transferência para “o coração da feira”, acrescentou a vereadora Catarina Louro.

O tema em 2022 é “Mundo rural”, sublinhando a antiguidade e tradição da feira, refletida, por exemplo, também no protagonismo que será dado à etnografia e à gastronomia local, com foco em produtos como o leitão da Boa Vista, as Brisas do Lis ou a morcela de arroz.

Já a programação artística contempla, entre os concertos principais, espetáculos de Piruka, Julinho KSD e Gabriel “O Pensador” no dia 20 de maio e de Noble, Pedro Abrunhosa & Comité Caviar e James Morrison a 21 de maio.

“O retomar desta atividade é também muito importante para a economia da cultura. Leiria dá um passo importante ao abrir as portas para que outros eventos desta natureza e dimensão também aconteçam”, concluiu Gonçalo Lopes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com