Vamos

Feira da Vinha e do Vinho é uma festa em Anadia

Notícias de Coimbra | 3 semanas atrás em 21-06-2024

A Feira da Vinha e do Vinho abriu portas, esta quarta-feira. O evento prolonga-se até ao próximo domingo e promete muita animação e alegria. A primeira noite contou com a atuação d’ Os Quatro e Meia que atraíram, ao Vale Santo, em Anadia, milhares de pessoas. 

PUBLICIDADE

A cerimónia de inauguração foi presidida pelo Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou os 20 anos do certame e o papel que tem desempenhado na promoção do setor vitivinícola, da economia e da cultura locais.

Aproveitando a presença do Ministro da Agricultura, a autarca anadiense reiterou a sua preocupação, relativamente ao traçado da Linha de Alta Velocidade “que, apesar de ser de interesse nacional, vem destruir uma grande mancha vinícola do concelho, prejudicando todo o setor e o próprio enoturismo”, acrescentando que “esta situação está a causar uma grande apreensão, junto dos produtores do concelho e da região”. 

PUBLICIDADE

Maria Teresa Cardoso apelou ao responsável da pasta da Agricultura para que “tenha um olhar mais atento sobre este projeto, nomeadamente no concelho de Anadia e que tenha como preocupação os prejuízos que advirão de tal investimento”. “É necessário dar um outro tipo de resposta a este setor”, afirmou ainda.

A edil anadiense alertou ainda para a necessidade de “colocar em marcha” o Centro de Investigação de Espumantes, uma vez que “ainda não se encontra no terreno”, considerando que o projeto deve ganhar “consistência e capacitação”. “Queremos que este projeto de investigação seja de interesse nacional e que sirva todas as regiões vinícolas”, acrescentou ainda.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Deixou um agradecimento público a todos os expositores pela sua participação e pelo contributo que dão ao Certame, cujo objetivo é dar a conhecer o que de melhor se faz a nível concelhio e da região. 

O presidente do Turismo Centro Portugal, Raúl Almeida, destacou a importância deste tipo de eventos que no seu entender, “dinamizam os territórios e mostram aquilo que de bom cada um tem”. Sublinhou ainda “o papel determinante” que o enoturismo tem tido “na promoção das regiões, cujo potencial é enorme e com grande margem ainda para crescimento”.

O Ministro da Agricultura e das Pescas parabenizou o Município pela realização do certame e a aposta que tem vindo a fazer, em termos de promoção, do sector. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE